(para ver as imagens, arraste para a esquerda. Fotos: Filipe Muniz/Telégrafo)
Os colégios que recebem as votações eleitorais em Bela Vista do Paraíso tiveram um grande fluxo de eleitores desde a abertura dos portões, às 8h. As filas têm sido longas e a espera, grande. Algumas mudanças realizadas pela 77ª Zona Eleitoral (que abrange Bela Vista e Alvorada do Sul) fizeram com as eleições deste domingo (7) tivessem características inéditas na cidade.
A principal mudança foi o recadastramento biométrico. Apesar de dar mais segurança ao processo eleitoral, o procedimento leva mais tempo para ser realizado. Nos casos em que o equipamento não consegue ler as digitais, é preciso tentar algumas vezes até a desistência. Mas quando isso acontece, o eleitor consegue votar normalmente, como era feito antes de haver a biometria.
Neste ano, também foram houve mudanças nas seções. Os eleitores passam a votar no local mais próximo de sua residência. Isso gerou confusão em algumas pessoas, que não sabiam onde ficava o seu local de votação. No entanto, todos os colégios estavam sinalizados e o número da seção poderia ser consultado no título de eleitor ou no site do Tribunal Regional Eleitoral. No colégio Presidente Vargas, em Santa Margarida, foram adicionadas três seções.
A reorganização dos locais de votação também fez com que os ônibus disponibilizados pela Justiça Eleitoral trafegassem quase vazios. De acordo com um dos motoristas, que já trabalhou em quatro eleições, os veículos sempre ficavam cheios em quase todas as viagens. Desta vez, os dois micro-ônibus e o ônibus que realizam o serviço estão trafegando com menos de dez passageiros em cada vez.
Outro aspecto que contribui para a demora é a quantidade de vagas disponíveis. Neste ano, o eleitor escolhe candidatos para seis cargos. Com a espera, algumas pessoas preferiram desistir e voltar em outro horário. Apesar disso, as votações têm sido tranquilas na cidade. Segundo a Polícia Militar, não houve nenhuma ocorrência. No colégio de Santa Margarida, uma urna precisou ser substituída. Ao contrário de eleições anteriores, não há “santinhos” de candidatos jogados nas ruas.
Eleitores
No Colégio Estadual Brasílio de Araújo, 6.040 eleitores estão aptos para votar. No Polo Frederico Osaku Leite, são 1.970 eleitores e no Presidente Vargas, 4.104. No total, 12.114 pessoas podem votar em Bela Vista.