Justiça Eleitoral tem aplicativos gratuitos disponíveis para download; conheça

Foto: Divulgação

Com o objetivo de se aproximar dos jovens, que estão cada vez mais conectados às novas tecnologias e também para reforçar as ferramentas de transparência e fiscalização já existentes no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral disponibiliza seis aplicativos: Resultados, Pardal, e-Título, Boletim na Mão, Mesário e JE Processos.

Todos estão disponíveis para o eleitor tanto em versão Android quanto iOS e já podem ser baixados nas lojas virtuais Apple Store e Google Play em smartphones ou tablets. A seguir, saiba mais sobre cada um deles e clique nos links para baixar na Play Store:

Foto: Reprodução

Resultados

Aplicativo para acompanhar a apuração do resultado após o encerramento da votação, previsto para às 17h dos dias 7 e, se houver segundo turno, 28 de outubro. Por meio do celular ou tablet, o eleitor poderá visualizar em tempo real o número de votos dados a cada candidato.

Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar o resultado da eleição em todo o Brasil e visualizá-lo em consulta pelo nome do candidato. O aplicativo apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada cargo com a indicação dos eleitos ou dos candidatos que disputarão o segundo turno. Exibe percentual, votos brancos, nulos, de legenda, nominais e o comparecimento do eleitorado.

Pardal

Permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. As denúncias, que podem ser feitas por qualquer cidadão, precisam conter informações e evidências, tais como fotos, vídeos e áudios para comprovar a situação presenciada. Além disso, devem constar o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou. Depois do cadastro, é possível acompanhar o andamento da denúncia nos órgãos responsáveis na tela de detalhamento.

Podem ser encaminhadas denúncias sobre diversos temas, como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações/gastos eleitorais, entre outros. Mas atenção! Caso seja caracterizada má-fé do denunciante, o usuário poderá responder pelo ato e ficar sujeito às penalidades cabíveis.

e-Título

Via digital do título de eleitor, o aplicativo substitui a apresentação do documento em papel na hora do voto para os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral. Após o download, para validá-lo, é necessário inserir o número do título eleitoral, nome do eleitor, nome da mãe e do pai e a data de nascimento.

O aplicativo também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral, com a emissão imediata das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Boletim na Mão

Com esse aplicativo, qualquer cidadão poderá acessar, de forma rápida, segura e simplificada, as informações contidas nos boletins de urna (BU), que são impressos pela urna eletrônica após o encerramento da votação e afixados pelos mesários em quadros de aviso nas seções eleitorais no dia da eleição. O aplicativo deve ser utilizado após o encerramento da votação.

Mesário

Aplicativo destinado a um público de aproximadamente dois milhões de mesários que trabalharão nas Eleições 2018. Com uma interface amigável e de fácil navegação, a ferramenta foi elaborada com base no fluxo de votação para que os mesários consigam tirar dúvidas rapidamente, tanto no caso de seções com identificação biométrica quanto no caso de seções sem esse recurso. Nome social, registro de mesários para obtenção de declaração de dias trabalhados, eleitores transferidos, preparação da seção e emissão da zerésima são alguns dos tópicos detalhados.

JE Processos

O JE Processos permite acompanhar o andamento de processos que tramitam na Justiça Eleitoral em cada estado da Federação e no TSE. Além de eleitores em geral, costumam utilizá-lo advogados e jornalistas, mas qualquer cidadão pode aproveitar suas funcionalidades para se informar a respeito de processos que envolvam candidatos nas Eleições 2018.

*Com TRE-PR