Colégio Brasílio registra filas e aglomerações; Vargas tem votação tranquila

Eleitores do Colégio Estadual Brasílio de Araújo estavam impacientes na manhã deste domingo de votação. As longas filas e aglomerações deixaram indignadas algumas pessoas ouvidas pelo Telégrafo.

É que, por falta de urnas eletrônicas no Paraná, algumas seções foram agregadas, ou seja, são duas seções em uma mesma sala de votação, dobrando a quantidade de eleitores por sala. Mas esse foi apenas um dos fatores que geraram problemas.

O grande número de eleitores aguardando para votar tornou impossível o plano da Justiça Eleitoral de manter o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas. Isso porque, caso fossem seguidas as regras, as filas, que já eram longas, seriam ainda maiores.

Outro motivo de problemas é que muitos eleitores não respeitaram a orientação de reservar o horário das 7h às 10h para os idosos. Como os mais velhos têm preferências, eles passavam na frente dos mais novos, que acabavam reclamando da espera.

Uma eleitora caracterizou a situação como uma vergonha do país, e se disse preocupada com o aumento dos casos de coronavírus.

No Polo Frederico Osaku Leite, que fica ao lado, havia filas um pouco longas, mas o distanciamento era maior.

SANTA MARGARIDA

Já no Colégio Estadual Presidente Vargas, em Santa Margarida, o dia de votação começou sem novidades. O movimento registrado foi o mesmo de eleições passadas, com filas em algumas seções onde votam eleitores mais velhos e menos escolarizados, enquanto outras não tiveram filas. O distanciamento também foi respeitado.

Outras medidas sanitárias estão sendo cumpridas pelos servidores da Justiça Estadual. Quem chega no local, passa álcool em gel nas mãos e precisa estar de máscara, que também podem ser disponibilizadas para quem não as tem.

Nas salas, o protocolo está sendo seguido e os mesários perguntam se o eleitor levou caneta. Caso não tenham, eles disponibilizam.

O chamado derramamento de santinhos já não é um grande problema na cidade desde que houve uma atuação rigorosa do juiz Helder Anunziato, segundo pessoas ouvidas pelo Telégrafo. Porém, alguns impressos de um candidato a vereador estavam espalhados na frente do Colégio Estadual Brasílio de Araújo.

Há uma grande movimentação de apoiadores em torno dos locais de votação. Não há informações sobre problemas em urnas ou pessoas detidas.