A UEL é a primeira universidade pública estadual do Paraná, a quarta estadual do Brasil, ficando atrás apenas de Universidades de porte como USP, Unicamp e Unesp, segundo o Word University Ranking 2019, divulgado ontem, quarta-feira (26), pela consultoria Times Higher Education (THE). Ainda no cenário nacional, a UEL ficou em 16º lugar entre as 36 Universidades brasileiras melhores classificadas. Ao todo, o THE avaliou 1.258 instituições de ensino superior de 86 países.
Esta foi a 15ª edição do ranking da consultoria britânica que levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). A UEL obteve maior destaque nos quesitos ambiente de ensino (21,3 pontos) e pesquisa (19,5). Com relação ao ano passado, a UEL melhorou sua posição passando de 29º para 16º no Brasil.
No topo da lista estão as universidades de Oxford (1º lugar) e Cambridge (2º), ambas da Inglaterra, seguida pela norte-americana Universidade de Stanford (3º lugar). Das dez primeiras posições, sete são norte-americanas e três são britânicas. A USP é a universidade latino-americana mais bem avaliada.
*Da Agência UEL