Boletos do IPVA não serão enviados; vencimento começa nesta quinta (23)

IPVA Foto: José Gomercindo/ANPr

O IPVA (Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores) já pode ser recolhido em qualquer banco e também casas lotéricas. A ficha de compensação está disponível no site da Secretaria da Fazenda, já que não serão enviados boletos impressos aos paraenses. O vencimento do tributo começa nesta quinta (23), de acordo com o final da placa do veículo.

Quem optar pelo pagamento parcelado em três vezes deve seguir o calendário que também está disponível na página da secretaria.

De acordo com o gerente do Setor de IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, há sete bancos credenciados para recolher o IPVA (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop). Nestas instituições, com exceção do Banco do Brasil, é possível fazer o recolhimento apenas apresentando o número do Renavan, tanto no caixa interno do banco como no caixa automático.

ATRASO

Quem perder a data de pagamento pode seguir o mesmo procedimento para pagar com atraso. Será cobrada multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic. Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic

O site da Secretaria da Fazenda também permite a consulta de débitos em atraso. Marcon destaca o recolhimento do IPVA é obrigatório para que o Detran emita o licenciamento do veículo, documento que o motorista deve portar em todas as situações. Em caso de não estar em dia o veículo pode ser apreendido pelo agente de trânsito.

DESTINO

Parte dos valores recolhidos com o pagamento do IPVA é destinada ao caixa dos municípios. Em 2019, Bela Vista recebeu 2,2 milhões, de acordo com o Demonstrativo da Receita Corrente Líquida.

 

*Da Agência Estadual de Notícias