CIDADE

Manter maternidade em Bela Vista seria “no mínimo questionável”, afirma 17ª Regional de Saúde

A 17ª Regional de Saúde afirmou que manter em Bela Vista do Paraíso uma maternidade adequada aos padrões atuais seria “no mínimo questionável” considerando a baixa demanda por partos e o alto custo para manter a estrutura.

A manifestação da Regional aconteceu em resposta a um pedido de informações enviado pelo TELÉGRAFO em março de 2020. (Veja a íntegra do pedido). Descumprindo os prazos da Lei de Acesso à Informação, a Ouvidoria do governo estadual só respondeu ao pedido na terça-feira (13). (Veja a íntegra da resposta).

O órgão estadual de saúde afirmou que a Rede Mãe Paranaense, criada em 2012, estimulou que as maternidades mantivessem uma escala médica completa, com obstetras, pediatras e anestesistas. Porém, as maternidades de diversas regionais do Paraná tinham escalas reduzidas.

Por isso, os gestores municipais e estaduais concordaram em enviar suas gestantes para hospitais mais estruturados. (Veja o documento de pactuação).

Em um primeiro momento, segundo a 17ª Regional de Saúde, os gestores do Hospital Municipal São Jorge decidiram manter em Bela Vista os partos de risco habitual, direcionar para Cambé os de risco intermediário e para Londrina os de alto risco.

Em 2019, os três obstetras que atendiam no Hospital Municipal teriam solicitado desligamento. Por isso, os gestores, ainda de acordo com a 17ª, teriam optado por enviar também os partos de risco habitual para Cambé.

DADOS

No documento, a regional afirma que entre outubro de 2019 e julho de 2020 foram realizados 57 partos de risco habitual e intermediário, e 36 de alto risco em gestantes de Bela Vista. Diante disso, a média de cinco partos por mês não justificaria financeiramente manter obstetra, pediatra e anestesista de plantão 24 horas por dia.

“A realização de uma média de cinco partos por mês em um hospital de pequeno porte, que para garantir a segurança do binômio mãe/bebê teria que manter escala […] nas 24h, é no mínimo questionável considerando a limitação de recursos para a saúde” escreveu a Regional.

Atualmente, o Hospital Municipal São Jorge possui uma sala para realizar partos de emergência, caso necessário. Do contrário, todas as gestantes são encaminhadas para Cambé ou Londrina.

Questionada, a 17ª Regional de Saúde ainda não informou quais dos municípios que a integram ainda mantêm os partos nas maternidades municipais.

Depois de aguardar a resposta, o TELÉGRAFO confirmou, nesta quarta-feira (21), que dos municípios vizinhos, apenas Cambé mantém maternidade. Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Prado Ferreira e Florestópolis encaminham seus partos de risco habitual para Cambé. Já Primeiro de Maio e Sertanópolis (que possui uma autarquia de saúde) encaminham esses partos para Ibiporã. Todos os municípios encaminham os partos de alto risco para Londrina.

Share
Published by
Redação

Recent Posts

This website uses cookies.