A situação de emergência e as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, como o isolamento social e o fechamento de estabelecimentos e atividades, devem continuar em Bela Vista. É o que define um novo decreto assinado pelo prefeito Edson Brene (PSD). O documento prorroga até o dia 12 de abril, na Páscoa, as medidas que já estavam sendo adotadas até aqui.
A decisão segue o que foi definido em reunião pelos municípios da região que fazem parte da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema). Na sexta-feira (03), a instituição que abrange 22 municípios recomendou que o comércio continuasse fechado até o feriado. Após o prazo, a entidade deve reavaliar a situação da pandemia de coronavírus e expedir nova recomendação.
No decreto municipal assinado nesta segunda-feira (06), ficou definido que os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar devem seguir novas regras. Veja quais são:
- Providenciar cartazes para orientar as pessoas sobre os cuidados em relação ao novo coronavírus;
- Disponibilizar álcool gel ou local para lavagem das mãos no estabelecimento;
- Intensificar a limpeza;
- Funcionários deverão usar máscaras para proteger a si mesmos e os clientes.
Todas as outras regras definidas anteriormente continuam valendo. O texto ainda reforça que os estabelecimentos que desrespeitarem as regras de limitação de atendimento poderão sofrer sanções e estarão sujeitos à cassação de seus alvarás de funcionamento.
Os prazos definidos no decreto poderão ser reduzidos ou prorrogados novamente, a depender da evolução da pandemia.