Estão abertas as inscrições para o concurso público que vai selecionar profissionais de nível superior para o cargo de Escrivão da Polícia Civil do Paraná. O concurso oferece 100 vagas para atuação em Curitiba e Região Metropolitana, além de cidades do interior do estado, com jornada de 40 horas semanais e remuneração inicial de R$ 5.752,41.
O concurso será realizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL. As inscrições foram abertas na última segunda-feira (17) e são recebidas somente pela internet. O valor da inscrição é de R$ 120,00. O edital completo pode ser acessado na página da COPS. Somente no primeiro dia foram feitas seis mil pré-inscrições.
A seleção será feita por meio de provas objetiva e discursiva em 18 de novembro, nas cidades de Curitiba, Londrina e Cascavel. Os classificados nesta prova passarão para as etapas seguintes previstas de exame de saúde, aptidão física e análise de conduta, em datas a serem marcadas para o início de 2019.
O edital garante 10% das vagas para candidatos que se declararem afrodescendentes, conforme Lei Estadual nº 14.274, de 24 de dezembro de 2003. Outras 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, conforme previsto na Constituição Federal e Lei Estadual nº 18.419, de 7 de janeiro de 2015. Doadores de sangue, prestadores de serviço eleitoral e beneficiários do NIS/CadÚnico, do Governo Federal, podem entrar com pedido de Requerimento de Isenção até esta quarta-feira (19). Os requerimentos podem ser feitos também via Internet.
Provas
A primeira prova é composta por 30 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e outras 30 de Conhecimentos Específicos e Redação. A prova de Conhecimentos Gerais abrange conteúdos de Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Noções da estrutura do aparelho administrativo do Poder Executivo do Estado do Paraná. Já a redação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, sobre tema da atualidade.
A prova de conhecimentos específicos pretende avaliar conteúdos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Especial e o Estatuto da Polícia Civil do Paraná. Segundo a professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, diretora da COPS, os candidatos devem focar a primeira fase do concurso, prevista para o dia 18 de novembro. De acordo com as regras do edital, deverão ser classificados mil candidatos para as fases seguintes. Ela explica ainda que a expectativa é de um bom número de inscritos, considerando a oferta de poucos concursos este ano.
*Da Agência UEL