Mudança da PM deve reforçar policiamento em Bela Vista e Alvorada do Sul

A 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), responsável pelo policiamento na Zona Norte de Londrina, passou a abranger os municípios de Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis. A mudança foi anunciada pelo Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, nesta sexta-feira (16). A intenção é reforçar o policiamento, com mais agentes patrulhando e mais ações da Rotam e P2, o serviço reservado de inteligência.

Até então, esses municípios faziam parte da 2ª Companhia do 15º Batalhão, com sede em Rolândia. A troca foi comunicada oficialmente aos prefeitos na inauguração do novo espaço da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), em Londrina.

O coronel Hudson destacou que havia uma demanda dos municípios para que houvesse maior presença da Polícia Militar e houve uma pronta resposta que envolveu somente uma mudança administrativa de gestão dos recursos que as unidades do 2° CRPM já possuem.

“Essa reestruturação que demandou uma estratégia inteligente administrada pelos comandantes da região. Essa conversa com os prefeitos facilita para que a gente leve ao governo do estado alternativas para melhorar a situação. Umas dessas alternativas é a escala de extrajornada, pela qual conseguimos efetivar policiamento onde não tem”, afirmou o coronel Hudson.

“Haverá uma readequação de efetivo para que possamos melhorar o atendimento à população. Os efeitos dessa mudança já podem ser observados, pois alguns municípios que não tinham policiamento fixo passaram a ter agora graças a essa mudança”, disse o tenente-coronel Correia de Lima, responsável pelo 2° Comando Regional da PM (2° CRPM).

CIDADES

A 4ª CIPM está sob o comando do major Marcos Tordoro. Nesta sexta, ele passou nas unidades da PM dos quatro municípios, onde conheceu as instalações e fez a troca dos brasões do 15º Batalhão pelos da 4ª CIPM, nos uniformes dos policiais.

O major Tordoro explica que a mudança vai fortalecer a integração da PM com moradores e comerciantes. “Nosso objetivo é otimizar a presença e a prevenção aos crimes, valorizando os policiais militares. Também queremos fazer uma política de Proximidade, com ações policiais e com um comando itinerante, como comando atuando junto à tropa”, disse no evento da AMEPAR.

As alterações apontam para uma melhora do policiamento nos municípios, conforme o comandante do destacamento de Bela Vista, sargento Edgar de Lima Filho. A 4ª CIPM deve se tornar, futuramente, um novo batalhão.

Assim, os projetos indicam que Bela Vista venha a ser uma companhia, uma subdivisão desse batalhão, centralizando as ações policiais nas cidades de sua abrangência. Faz parte desse plano a construção da nova sede da PM em Bela Vista, que deve ficar na saída para Londrina, na área de um novo loteamento.

Segundo o sargento Edgar, já com a mudança para a 4ª CIPM o número de equipes nas ruas deve dobrar. A Rotam deve estar nos municípios todos os dias, bem como a P2. Isso porque o efetivo é maior do que o disposto pelo 15º Batalhão.

Para o sargento Júlio César Munhoz, comandante de Alvorada do Sul, a alteração deve garantir uma estrutura melhor para as ações e operações policiais militares. “Teremos mais efetivo nas ruas e poderemos oferecer uma condição mais digna de trabalho ao nosso efetivo. Quem ganha com isso é a população”, afirmou.

 

Da Redação Telégrafo, com assessoria PM e fotos do Soldado Ismael Ponchio.