Idosos e funcionários do Lar Jayme Watt Longo, o ‘asilo’ de Bela Vista do Paraíso, foram imunizados contra o coronavírus na tarde desta quinta-feira (21). Eles fazem parte do primeiro grupo prioritário da vacinação, conforme o Plano Municipal de Imunização.
As vacinas foram aplicadas por trabalhadoras da saúde, que também já receberam suas doses. No total, 52 internos da instituição e 23 funcionários foram vacinados nesta ocasião.
A primeira pessoa a receber a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, foi a presidente da instituição, Nilza Cândida Moreira Vilas Boas, de 64 anos. Entre os internos, a escolhida foi a mais idosa: Armiria Alves, de 95 anos. Já entre os funcionários, a primeira foi a técnica de enfermagem Marcia Aparecida Correa da Rocha, de 39 anos.
CASOS
Para a enfermeira Adjoine Vedovati Bueno, a decisão de vacinar primeiro esses idosos é ‘bacana’. “Estava na hora de o governo olhar mais pelos idosos, uma classe que já trabalhou bastante e ainda tem muito fôlego de vida”, falou.
“Eu acho que a gente tem que acreditar [na vacina]. Se a anvisa liberou, temos que acreditar”, avaliou ela.
Os internos e funcionários do Lar passam por testes periódicos de coronavírus. Foi assim que descobriram que seis idosos haviam sido contaminados e estavam sem sintomas, de acordo com a enfermeira.
A instituição montou uma estratégia para isolar em quartos os idosos que testaram positivo. Até agora, cinco funcionários também se contaminaram.
“Graças a Deus saímos com êxito. Quem ficou em isolamento não teve sintomas, então a gente está super feliz até esse momento”, declarou. O último teste foi feito na quinta-feira passada, e o resultado de todos foi negativo.
Na sequência, o Departamento Municipal de Saúde deve vacinar os profissionais do Hospital São Jorge. A segunda dose deve ser aplicada em 25 dias, e será enviada pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.
LEIA TAMBÉM:
Técnica de enfermagem é a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Bela Vista