A Santa Casa de Londrina confirmou o surto de coronavírus entre trabalhadores do hospital. A denúncia havia sido feita pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Londrina e Região (Sinsaúde). Dos 1480 funcionários da instituição, 95 estão afastados com a suspeita da doença, e 15 testaram positivo para o coronavírus, um deles internado em estado grave.
De acordo com o coordenador da Comissão de Controle de Infecções para internados da Santa Casa, o médico infectologista Valter Tedesco, o vírus teria se espalhado pelo hospital após a chegada de um paciente em uma ambulância de outro município há cerca de 10 dias.
Ele deu entrada no Pronto Socorro (PS) com uma fratura no ombro e sem sintomas de coronavírus. Por cerca de seis horas, ele aguardou atendimento no mesmo ambiente em que estavam funcionários e outros pacientes, onde pode ter ocorrido a contaminação.
De acordo com Tedesco, o homem só foi submetido ao isolamento após apresentar sintomas de Covid-19. Ele foi testado para coronavírus, e o resultado foi positivo.
Medidas de contenção
Após o episódio, a Santa Casa fechou o PS no último fim de semana. Todos os pacientes vítimas de trauma foram transferidos para o Hospital Evangélico e para o Hospital Universitário (HU). Após a higienização completa das instalações, o atendimento de emergência foi retomado, com controle do fluxo de pessoas.
A previsão é que mais de mil pacientes e funcionários do Hospital sejam testados pelo HU.
O coordenador da Comissão de Controle de Infecções afirmou ainda que a Santa Casa está com 150% da capacidade de atendimento, ou seja, trabalha com superlotação. A Instituição informou que tem 11 pacientes internados com suspeita de coronavírus, dos quais cinco testaram positivo.
Fonte: Tarobá News