Já está virando tradição o desfile que encerra as comemorações pelo aniversário de Bela Vista do Paraíso. Neste domingo (20), centenas de pessoas se alinhavam ao longo da avenida Independência, no centro da cidade, para ver passar os participantes.
Quem deu início ao desfile foi um grupo de motociclistas de Londrina. Depois, foi a vez da fanfarra da escola Maria Mendes Valente, a Apae.
Em seguida, o Centro Municipal de Educação Infantil Mirna Papi Schmidt carregou as bandeiras oficiais e um enorme bolo cenográfico. Os pequenos se fantasiaram de caixas de presente, roupas de palhaço e de cupcakes.
Depois, foi a vez das creches geridas pela Abase, que se inspiraram na música Aquarela, de Toquinho. Também passaram as meninas do balé e a escola Parigot de Souza, que lembrou a história da cidade, dos colonizadores, o café e a geada negra, a soja e os ex-prefeitos.
A pastoral da idosa e o grupo da melhor idade, com as suas misses, também marcaram presença. Já a escola municipal Alcenira Ribeiro de Castro homenageou os imigrantes, com roupas que lembravam as várias nacionalidades que compuseram nossa história e identidade. Depois, os alunos da escola municipal Clélia Maria de Oliveira Albuquerque marcharam pela avenida.
A fanfarra de Primeiro de Maio, com roupas brancas e lenços vermelhos, se apresentou seguida do grupo Bela vista Sangue Bom, que busca incentivar a doação de sangue.
A escola municipal Dr. José Marcelino levou os personagens de Maurício de Souza, a Turma da Mônica, com alunos fantasiados.
Por sua vez, o Colégio Sagrado Coração levou a religiosidade que carrega no nome, com um quadro de Jesus Cristo, lembrou as diversas profissões que podem ser o futuro dos alunos, e ainda levou a carreta da Liga da Justiça.
Em seguida, foi a vez de grupos esportivos. Alunos das turmas de futebol e futsal de projetos sociais, o grupo Las Minas F.C., o Planeta Bola, entre outros.
Depois da ONG Defesa Animal, a Fanfarra Municipal de Alvorada do Sul brilhou pela avenida.
A atração seguinte foi a Escola Municipal Dircy dos Santos, que se inspirou nos filmes de Alice no País das Maravilhas, com direito a grande produção de maquiagem e figurino, e os personagens clássicos retratados no filme da Disney: O Chapeleiro Louco, Alice, a Rainha Vermelha e a Rainha Branca, dentre outros.
O Colégio Estadual Presidente Vargas retratou a cultura africana e do combate ao preconceito. “A educação combatendo o preconceito” foi o slogan nas camisetas. Além das artes retratadas em quadros, alunos utilizaram galões de água como tambores, produzindo sons que lembram a cultura africana. O mesmo foi visto nas roupas e cabelos utilizados por alunas e alunos. Para complementar, o grupo seguinte, Capoeira Estrela do Mar, trouxe essa expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Colégio de ensino em tempo integral, o Jayme Canet lembrou da semana de integração escola comunidade, e do outubro rosa. Na sequência, foi a vez de temas como a assistência social, vacinação, combate ao câncer de mama e à dengue, e valorização da vida.
Para fechar o desfile com chave de ouro, a Fanfarra Municipal, formada por veteranos e novos membros, foi o destaque do desfile. Com novo uniforme e outras novidades na apresentação, eles percorreram a avenida e foram muito aplaudidos. No repertório, teve espaço até para a canção antifascista “Bella Ciao”, que ganhou repercussão ao ser utilizada na série La Casa de Papel, da Netflix.