Caso suspeito do novo coronavírus é investigado em Londrina

Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde e outras autoridades ligadas à área investigam em Londrina um caso suspeito de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A confirmação ainda depende de exames de laboratório. O resultado deve sair e ser divulgado no prazo de três a cinco dias.

A paciente monitorada tem 28 anos e chegou de Berlim há 10 dias. Ela procurou a UPA Sabará e relatou sentir febre há quatro dias. A mulher tem estado de saúde considerado bom e não corre riscos. Ela está em isolamento em casa.

“A preocupação é que não haja alarde excessivo. Muitas pessoas entram em pânico e não há, absolutamente, motivo para isso”, aponta o Secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado.

Neste domingo (1º), dois últimos casos suspeitos da doença, até então, foram descartados pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA). Os testes realizados nas amostras enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, não identificaram a presença do coronavírus.

TRANSMISSÃO

Em humanos, o Novo Coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados. O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.

O período de incubação do vírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 14 dias.

SINTOMAS

Casos mais leves podem parecer com gripe ou resfriado comum, com tosse, febre e dificuldade para respirar. Já casos mais graves podem evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

PREVENÇÃO

O COE (Centro de Operações em Emergências) alerta para as informações de prevenção que, neste momento, são as mesmas indicadas para outras síndromes respiratórias, como a Influenza. As principais medidas são:

  • evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • lavar frequentemente as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • usar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres pratos, copos ou garrafas.

*Com Tarobá News e AEN.