Postos de Bela Vista abrem neste sábado para vacinação contra o sarampo

Foto: José Fernando Ogura/AEN

As três Unidades Básicas de Saúde de Bela Vista do Paraíso (Bela Vista, Jd. Bela Vista e Santa Margarida) estarão abertas neste sábado (19) para o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. A aplicação das doses vai ocorrer das 8h às 17.

Pais e responsáveis devem levar as crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos para serem imunizadas. A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.

CASOS

Recentemente, o Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo. Os casos começaram a crescer no país nos últimos meses e pelo menos seis pessoas morreram. Na quarta-feira (15), Londrina registrou o primeiro caso de sarampo depois de 26 anos.

No Paraná, 157 casos da doença foram confirmados até esta quarta (16). Somente nesta última semana foram mais 54 pessoas com a doença. É um aumento de mais de 50% de casos confirmados em relação à semana anterior, que somava 103. Outros 284 casos estão em investigação.

DOENÇA

Causado por vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou no dia 7 deste mês e está dividida em duas etapas. Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é ampliar a vacinação em crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade – quatro anos, 11 meses e 29 dias. O Dia D é neste sábado (19). A segunda etapa da campanha acontece de 18 a 30 de novembro. Nesta fase, os adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, são o público-alvo, com o dia D no sábado (30).

 

*Com Agência Estadual de Notícias e Agência Brasil.