Eleito Presidente, Bolsonaro teve 66% dos votos válidos em Bela Vista

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Eleito Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) foi o mais votado em Bela Vista do Paraíso, com 66,1% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) obteve 33,8% dos votos. 194 (1,91%) eleitores votaram em branco, 587 (5,7%) anularam o voto. O número de abstenções ficou em 1.980 eleitores (16,3%).

Brasil

Com 100% das urnas apuradas, Bolsonaro se elegeu o novo Presidente do Brasil, com 55,1% dos votos válidos, conquistando 57.796.986 votos. Já o candidato petista obteve 44,8% dos votos, o equivalente a 47.038.963 votos. A diferença entre os dois candidatos foi superior a 10,7 milhões de votos. As abstenções somaram 21,3% (31,3 milhões de votos). Votos brancos foram 2,14% (2,4 milhões de votos) e nulos, 7,43% (8,6 milhões de votos).

História

Candidato da coligação PSL e PRTB, conta também com o apoio dos defensores da monarquia. Militar, Bolsonaro, 63 anos, está no sétimo mandato na Câmara dos Deputados e tem uma carreira de 25 anos ininterruptos no Congresso Nacional. Foi o candidato a deputado federal mais votado no Rio de Janeiro, nas eleições de 2014, com 464 mil votos. Casado três vezes, tem cinco filhos, dos quais três estão na vida política. Capitão da reserva do Exército, filiou-se ao PSL, seu nono partido, para disputar a eleição presidencial. Natural de Glicério (RJ), Bolsonaro construiu carreira política no Rio de Janeiro. Declarou patrimônio de R$ 2,3 milhões. Vice: General Mourão (PRTB)

LEIA:
Veja as propostas de governo do presidente eleito Jair Bolsonaro
Em discurso, Bolsonaro diz que governará “ao lado” da Constituição

Votação

O segundo turno das eleições em Bela Vista do Paraíso ocorreu de forma tranquila. Como os eleitores votaram apenas para Presidente da República, não houve grandes aglomerações e filas longas nos três locais de votação. A única exceção foi o Colégio Estadual Presidente Vargas. A seção 69, que foi a mais demorada do primeiro turno, registrou espera de pouco mais de 30 minutos no período da manhã deste domingo (28).

Sem as filas, a votação se encerrou no horário previsto: por volta das 17h. De acordo com o Fórum Eleitoral, não houve nenhuma prisão por crimes eleitorais e nenhuma urna precisou ser trocada.

A divulgação do resultado das eleições na cidade só foi feita após as 19h. A recomendação é do Corregedor Regional Eleitoral, para que a divulgação não influenciasse eleitores de regiões onde a votação ainda não havia sido encerrada.

*Matéria atualizada nesta segunda (29), às 9h50