Willian do Dé e outros três acusados de homicídio vão a juri popular

Fotomontagem: Telégrafo

A Vara Criminal da Comarca de Bela Vista do Paraíso vai começar o julgamento dos acusados da morte de Lucas Henrique dos Santos Ferraz, conhecido como Bené, à época com 19 anos. Pouco mais de dois anos após o crime, o ex-vereador Willian Ricardo Chaves da Costa (30 anos), o “Willian do Dé”, e seus parentes Bruno Cesar da Costa (24 anos), Junior Cesar da Costa Choptian (20 anos) e Ricardo Aparecido Chaves (42 anos) vão a juri popular.

RECEBA AS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP
envie #Telégrafo para 98851-7034

Os quatro estão presos preventivamente desde 17 de dezembro de 2016. Bruno da Costa chegou a fugir da cadeia de Bela Vista, mas se apresentou novamente meses depois. Ele já havia confessado os crimes de homicídio e ocultação de cadáver. Bruno, Willian e Junior confessaram as agressões. Ricardo declarou não ter envolvimento em nenhum desses casos.

O julgamento vai começar às 9h30 desta terça-feira (26), no Fórum da Comarca. A segurança no local será reforçada e poderão ser distribuídas senhas para limitar a entrada de pessoas. O processo deve ser extenso. Além do tempo de interrogatório, que não tem limites, defesa e acusação terão até 2h30 cada uma para expor o seu caso. Se quiserem, as duas partes podem usar mais duas horas cada uma para réplica e tréplica.

O ASSASSINATO DE BENÊ
veja todas as matérias sobre o caso

No final, os sete jurados convocados deverão responder, de forma secreta, a perguntas objetivas para decidir se os acusados cometeram os crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e, no caso de Willian, porte ilegal de arma de fogo.

Caso os jurados decidam que os acusados cometeram os crimes, caberá ao juiz definir a pena para cada um deles. A decisão do juri não pode ser modificada por recursos, salvo se ficar comprovado que houve irregularidades no processo, o que pode gerar a anulação do julgamento.