Festival Causo e Viola terá shows com grandes nomes da música caipira

O Festival Causo e Viola realizará entre os dias 17 e 19 de outubro, em Bela Vista do Paraíso, shows gratuitos com grandes nomes da música caipira, palestra, oficinas, narração de causos e mostra competitiva com 20 grupos de moda caipira. Entre os shows, os destaques ficam por conta das Irmãs Barbosa, a dupla Zé Mulato e Cassiano e Paulo Freire.

Um grande palco vai ser montado na Avenida Independência, no Centro, para a realização da mostra competitiva e dos shows nos dias 18 e 19.

No dia 18, a programação no palco começa com as eliminatórias da Mostra Competitiva, com a participação de 20 duplas selecionadas através de edital. Participam da Mostra grupos de diversas cidades do Brasil, como Nova Hamburgo (RS) e Eloi Mendes (MG), além de várias cidades do interior de São Paulo. Nove duplas são do Norte do Paraná. Após a eliminatória haverá um show com as Irmãs Barbosa, uma das duplas mais elogiadas do mundo sertanejo.

No dia 19, os dez grupos finalistas apresentam-se a partir das 19h, com prêmios em dinheiro para os cinco melhores classificados. Haverá ainda show com o violeiro Paulo Freire e show com Zé Mulato e Cassiano, uma dupla que acumula prêmios e foi reconhecida como a melhor dupla regional em 2015.

Com a viola sempre ao lado, Paulo Freire apresenta “Inezita Barroso e a viola” no dia 17, às 19h30, na Câmara Municipal. A apresentação é aberta ao público e gratuita. Nos dias 17 e 18, Paulo Freire fará 3 apresentações nas escolas municipais da cidade.

O festival terá também oficinas para os interessados em aprender um pouco mais sobre o universo da música caipira no Polo Frederico Osaku Leite. O Maestro Edson Murari Lima falará sobre a vivência com a viola no período da manhã e Juliana Satiko ensina técnicas para melhorar o canto caipira. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site do festival, causoeviola.com.br.

O Festival Causo & Viola faz parte do “Ciclo de Festivais da Música Raiz Sertaneja do Norte do Paraná”. Conta com o apoio da COPEL, parceria com a Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná.

*Com assessoria