Alunos do ‘Vargas’ fazem apresentação no Dia da Consciência Negra em Cornélio Procópio

No Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro, os alunos do Colégio Estadual Presidente Vargas apresentaram suas atividades em Cornélio Procópio. Eles exibiram seus trabalhos no evento a convite da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

De acordo com o colégio, estas atividades desenvolvidas foram apresentadas no desfile dos 72 anos de Bela Vista do Paraíso. A apresentação repercutiu na região e chegou ao conhecimento de docentes da UTFPR, que organizaram diversas celebrações sobre o Dia da Consciência Negra e convidaram o Colégio.

“Provamos mais uma vez que o compromisso com a memória e a gratidão ao povo africano leva a resultados exitosos”, afirmaram os organizadores.

Para os professores, a escolha de trabalhar a beleza negra e o empoderamento em fotos, pinturas de quadros e na sonoridade foi a forma encontrada para a reflexão do Dia da Consciência Negra, como também uma maneira de elevar a autoestima dos jovens da comunidade escolar.

“Desse modo, a escola torna-se de fundamental importância social, pois é nela que os alunos passam boa parte de seu dia e estabelecem contato interpessoal, o que é de extremo valor para a autoconfiança”, disseram.

Na visão dos educadores, o uso da estética e de ritmos da cultura afro brasileira permite romper com os limites da sala de aula para demonstrar que o conhecimento, quando estimulado, torna-se libertador.

“A cultura afro brasileira se faz presente no cotidiano da vida dos educandos e do povo brasileiro. Essa presença e as contribuições são constantemente resgatadas nas disciplinas escolares, buscando reverter a invisibilidade e a a negação da própria identidade ao abordar a influência e as contribuições que os diversos grupos étnicos de origem africana tiveram na construção de nossa nação”, concluíram.