Dia da Alfabetização: cinco livros para ensinar os pequenos a ler

Foto: Freepik

O processo de alfabetização das crianças não precisa começar na escola. Desde suas casas, os pais podem estimular e auxiliar seus filhos a ler, preparando os pequeninos para os anos de estudos que vão enfrentar mais à frente.

Quando se trata de alfabetização precoce, a leitura é um primeiro passo importante. Diante do Dia Nacional de Alfabetização, lembrado nesta quinta-feira (14), separamos livros que podem apresentar as letras e palavras para as crianças de forma leve, natural e lúdica. Confira os resumos. Clique nas imagens para obter os livros.:

1. Bichionário

O livro Bichionário apresenta a fusão de um texto poético com preciosas ilustrações, que deram vida a divertidos e estranhos animais de A a Z, que desfilam junto com o abecedário.O livro é um convite para que leitores iniciantes explorem o alfabeto, a partir de pequenos poemas ricamente ilustrados. No jogo das palavras, na brincadeira com as rimas, o autor compôs um criativo “Bichionário”. São bichos mais conhecidos e alguns bens diferentes, como a estranha íbis, com seu grande bico fino, o vagaroso jabuti, a sinuosa naja, o pontiagudo porco-espinho, ao lado do quati, do tatu, do urubu e do sapo xuê-guaçu.

2. Aranha Dailili

Um aracnídeo pra lá de divertido é a Aranha Dailili. Com suas pernas tece letras, formando palavras carregadas de emoção. O livro é um convite para o leitor em processo de alfabetização, que, como Dailili, está em plena fase de descobertas das letras e palavras. Ao final da história, a aranha deixa uma mensagem para o pequeno leitor.

 

3. Um Mundo Chamado Alfabeto

Você já percebeu que tudo cabe no alfabeto? Avião, bola, casa, doce… Neste livro, você vai descobrir um mundo em que as letras se combinam daqui e dali, aqui e acolá, criando e recriando palavras que rimam, que cantam e dão nome a tudo o que você possa imaginar!

 

4. ABCenário

Os desenhos do livro ABCenário abrem uma janela nova no rico panorama dos livros ilustrados brasileiros. Para além da técnica primorosa, são imagens que remetem à metáfora visual, misturam realismo com surrealismo, técnica com poesia e, assim, acabam por criar situações inventivas, inesperadas e insólitas. Enquanto isso, os textos surgem como comentários bem-humorados, poéticos e ligeiros que dialogam e brincam com as ilustrações, dando a elas novos e ricos significados. Como resultado, a conversa entre os desenhos e os textos consegue virar o velho e bom alfabeto de cabeça para baixo. Que legal que leitores de qualquer idade possam ter nas mãos um livro como este!

5. Letras e Fonemas: Jogo da Memória

Este livro em forma de caixinha estimula a melhora da leitura e da associação gráfica e fonêmica. Basta espalhar as cartas sobre a mesa e pedir para a criança juntar uma imagem com a palavra correspondente. Assim ela memoriza a grafia dos fonemas de forma lúdica. É indicado para profissionais envolvidos com a área de aprendizado e educação em geral como material de apoio para crianças que possuem dificuldades na grafia de fonemas que podem ser representados por diferentes letras do alfabeto.