Dia D promove inclusão profissional da pessoa com deficiência em Bela Vista

trabalhador dia d Foto: Divulgação

A Agência do Trabalhador de Bela Vista do Paraíso está convidando empresas parceiras, pessoas com deficiência e reabilitados do INSS para participarem do Dia D. A ação que ocorre nesta sexta-feira (27) tem o objetivo de promover a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Por isso, haverá atendimento exclusivo para o cadastramento de empresas interessadas em empregar, e pessoas interessadas em trabalhar.

O Dia D envolve um conjunto de ações que vão proporcionar espaços de encontro para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS interessados em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir cotas de inclusão, previstas na Lei N°8.213/91. Empresas poderão, inclusive, realizar testes seletivos na própria agência.

Segundo a legislação, todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2% e 5% das vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. A porcentagem  de vagas que devem ser reservadas aumenta de acordo com a quantidade de funcionários na empresa:

  • Empresas que têm de 100 a 200 funcionários: 2% das vagas
  • Empresas que têm entre 201 e 500 funcionários: 3% das vagas.
  • Empresas que têm entre 501 e 1.000 funcionários: 4% das vagas.
  • Empresas com mais de 1.001 funcionários: 5% das vagas.

O Dia D é uma iniciativa do Ministério do Trabalho com parceria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), organizada no local pelos municípios.

A Agência do Trabalhador de Bela Vista do Paraíso fica na rua Brasílio de Araújo, 454, no centro. Atende pelos telefones 3242-1188 e 3242-1456. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.