Comércio terá horário estendido e consumo interno, com uso obrigatório de máscaras

Depois de receber a permissão para atuar dentro de um horário reduzido, comerciantes de Bela Vista do Paraíso conseguiram um relaxamento maior das restrições. O prefeito Edson Brene (PSD) assinou um decreto que estende o horário de funcionamento do comércio em geral, que será das 8h às 16h. Além disso, fica permitida a abertura de bares e restaurantes, com consumo no próprio local. Nas lojas, será obrigatório o uso de máscaras, tanto por funcionários quanto por clientes.

O documento assinado nesta quarta-feira (22), já começa a valer a partir de amanhã. De acordo com a administração municipal, a decisão foi tomada “em atenção aos pedidos dos comerciantes desses segmentos, bem como da ACEB (Associação Comercial e Empresarial de Bela Vista do Paraíso)”. A mudança teria sido em “comum acordo” com o Departamento de Saúde, desde que os estabelecimentos cumpram as normas definidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais.

ESTABELECIMENTOS

Uma das novidades do decreto é a permissão para o atendimento presencial em restaurantes, pizzarias, lanchonetes e vendas de espetinhos, com metade da capacidade de atendimento. Esses estabelecimentos deverão funcionar das 18h às 23h. Se quiserem, podem trabalhar após esse horário apenas por entrega. Dentro, deverá ser respeitada a distância de 2 metros entre as mesas. Essas regras também valem para padarias e lojas de conveniência.

Sorveterias também poderão funcionar todos os dias, das 13h às 21h, com consumo no local. Porém, a distância entre as mesas e o atendimento com 50% da capacidade devem ser respeitados.

São as mesmas regras que devem ser observadas pelos locais que vendem doces, salgados e pastéis; botecos; bares; lanchonetes; e congêneres. Eles poderão abrir de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Também houve mudanças para as clínicas de estética, salões de beleza, barbearias e serviços de podologia. Esses funcionarão de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 8h às14h.

IGREJAS

O decreto continua determinando que as igrejas e templos religiosos façam apenas atendimentos individuais, sem realização de cultos e missas. Mas isso vai mudar a partir do dia 27 de abril. A partir dessa data, já está permitida a celebração das cerimônias religiosas, desde que cumpridas algumas regras, como a redução da capacidade pela metade.

Esses locais religiosos também devem: disponibilizar álcool 70% na entrada; manter higienização dos bancos/ assentos com esse mesmo produto; distância de 2,5 metros entre as fileiras de bancos, cadeiras e assentos; distância de 1,5 metros entre as pessoas; e utilização de máscaras pelos colaboradores e frequentadores.