ONG Defesa Animal anuncia mutirão de castração de cães e gatos

Foto: Freepik

A ONG Defesa Animal anunciou o 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos de Bela Vista do Paraíso. O evento será realizado pelo projeto Patinhas Vermelhas, que já passou por outras cidades da região. As inscrições vão até o dia 16 e os procedimentos estão agendados para a primeira semana de dezembro.

Segundo a ONG, os valores serão mais acessíveis do que os praticados no mercado. Para gatos e cachorros (tanto machos quanto fêmeas) de até 20 kg, o custo será de R$ 100. O valor será definido caso a caso para animais que ultrapassarem esse peso.

Interessados em castrar seus animais podem fazer as inscrições em três locais da cidade. Os inscritos que forem selecionados também devem doar um quilo de ração. Veja onde se inscrever:

  • Associação Comercial e Empresarial (ACEB), na av. José Manoel dos Reis, Nº 197, centro.
  • Cris Cred, na av. Independência, Nº 777, em Bela Vista
  • Agroval, na av. Indianópolis, em Santa Margarida.

Todos os inscritos passarão por uma triagem. Como não há limite de vagas, os atendimentos serão feitos de acordo com a demanda e o agendamento. Quem não for chamado poderá participar em outra ocasião, já que a ONG pretende realizar outros mutirões, caso haja demanda.

As castrações serão feitas por duas veterinárias em um local a ser definido após liberação da Vigilância Sanitária.

ORGANIZAÇÃO

Voluntária da ONG Defesa Animal, a vereadora Elisete Vilaça (PPS) afirmou que fazer um mutirão de castração era uma promessa de sua campanha: “se não for gratuitamente, pelo menos a um preço mais baixo, porque eu sei o valor da castração, que é muito caro”.

Ele conta que viu a chance de realizar essa promessa quando conheceu as organizadoras do projeto Patinhas Vermelhas. A partir de então, passaram a planejar a ação, que também teve apoio da Prefeitura Municipal. “Se eu me elegi pela causa animal, eu tinha que fazer por merecer e conseguir coisas para a causa animal aqui na cidade. Então o mutirão vem para ajudar a população”, afirmou.

A importância da castração

De acordo com profissionais da área, a castração é importante para evitar a superpopulação de animais, que acabam abandonados, e para prevenir doenças. Nas fêmeas, a castração antes do primeiro cio reduz em até 95% as chances de o animal apresentar tumor de mama na fase adulta. Nos machos, previne doenças como tumor de próstata ou de testículo.

Se for realizada durante a juventude, também evita a demarcação de território por urina que alguns animais costuma fazer; evita brigas por disputa por territórios; e também  a fuga de machos, que vão atrás de fêmeas no cio e acabam envolvidos em brigas, atropelamentos, envenenamentos, ou contagiados por doenças. As informações são da Secretaria de Meio Ambiente do Governo de São Paulo.