Colégio Estadual Jayme Canet comemora 45 anos com exposição sobre sua história

(Arraste as imagens para a esquerda)

O “Parabéns” cantado ao redor de um bolo na sala dos professores encerrou a cerimônia realizada na última quinta-feira (22), quando diretores e professores, atuais e egressos; alunos e ex-alunos; e representantes de autoridades locais celebraram os 45 anos da criação do Colégio Estadual Jayme Canet. Os estudantes também fizeram um levantamento da história do colégio. O chamado Centro de Memória ficou disponível para visitações na quinta e sexta-feira.

  • RECEBA AS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP
    envie #Telégrafo para 98851-7034

A linha do tempo exposta em uma das salas de aula registra o início do Jayme Canet. Em 1973, com o imóvel na rua Rocha Pombo, n° 953, no centro de Bela Vista do Paraíso, foram juntados o Colégio Comercial Estadual com a Escola Normal Colegial Jayme Canet. As fotos com a cronologia do colégio foram uma das exposições produzidas pelos alunos. Em cada sala, foi escolhido um tema.

A linha do tempo, que começa em 1973. Foto: Filipe Muniz

Alguns estudantes produziram maquetes do local, enquanto outros se dedicaram aos cursos que eram ofertados pela instituição de ensino. Assim, foram homenageadas as formações em Magistério e Técnico em Contabilidade.

O Magistério foi um dos cursos relembrados na exposição. Foto: Filipe Muniz

Uma sala agrupou as fotografias das turmas anteriores. Outra, expôs entrevistas e fotos de egressos. Houve ainda espaço para a exibição de imagens da história da cidade, além de outros objetos que antes ficavam no Museu Municipal.

Também foram expostas fotografias de turmas anteriores. Foto: Filipe Muniz

“Decidimos fazer esse resgate começando com a documentação. Começamos a montar esse projeto no mês de julho para culminar hoje. Montamos um projeto, no qual colocamos entrevistas com ex-professores, ex-alunos e profissionais que já estudaram no Jayme Canet. Nós não focamos nos curso, porque eles são mais antigos. Tanto Contabilidade quanto Magistério são muito mais antigos porque funcionavam em outros lugares”, contou a atual diretora, Cátia de Carvalho.

Em outra sala, os alunos trouxeram entrevistas com os egressos do Jayme Canet. Foto: Filipe Muniz

A diretora também disse que faz quase 32 anos que ela está no Jayme Canet, desde que ingressou como aluna. “Eu comecei no [curso] Básico em Saúde. Depois eu fazia o curso de graduação e comecei o magistério aqui. Voltei como pedagoga e depois me tornei diretora, em 2009”, contou.

Cerimônia

A comemoração pelos 45 anos do Jayme Canet começou por volta das 10h, quando alunos tocaram e cantaram músicas. Na sequência houve a execução do Hino Nacional e a leitura bíblica, feita pelo Padre Jorge. Sob gritos e aplausos dos estudantes, os egressos e representantes de autoridades receberam homenagens, produzidas pelos próprios alunos.

Cerimônia de comemoração pelos 45 anos do Colégio Estadual Jayme Canet. Foto: Filipe Muniz

A ex-diretora Juracy Tavares de Souza lembrou que foi a primeira a comandar o colégio. “Eu sou a pessoa que estava saindo o prefeito e entrando o outro, e eu cheguei ao prefeito e disse: pode me dar as chaves porque só eu que vou entrar nesse estabelecimento. E à revelia do que estavam saindo e do que estava entrando, resolveram ficar quietos e eu que entrei aqui. Então eu fui a primeira diretora, que abriu todas as portas, e todo esse povo foram meus alunos”, disse.

A professora e primeira diretora do Jayme Canet, Juracy Tavares de Souza. Foto: Filipe Muniz

“Eu fiz parte dessa história, me aposentei em 2000, mas ainda sonho com esse colégio. Desejo que vocês continuem sonhando esse sonho maravilhoso. Que o colégio possa fazer a diferença na vida de cada um de vocês. Que sejam lá fora esse diferencial no dia a dia, mudando um pouco da realidade desse mundo tão tumultuado no qual nós vivemos hoje”, disse a ex-diretora Joyce Aparecida Morita Nocko.

A ex-diretora Joyce Aparecida Morita Nocko. Foto: Filipe Muniz

Ex-diretores

Em um quadro que foi fixado no corredor da secretaria, estão expostos desde o dia da cerimônia as fotos dos ex-diretores do Jayme Canet. Também foram incluídos os que comandavam os cursos que já existiam antes da criação do novo prédio e da fusão das instituições. Veja nas legendas a sequência completa:

Na foto acima: Carmelita Maria Borghi da Fonseca; Patrocínia Morales Rampazzo; e Odete Fonseca Bodon, diretoras dos cursos anteriores à criação do prédio atual do Jayme Canet. Na sequência: Juracy Tavares de Souza, a primeira diretora (1978 – 1979); Carmelita Maria Borghi da Fonseca (1979 – 1980); Dulce de Oliveira Bandolin (1980 – 1983).

Na sequência: João Tohiyuki Yokota (1983 – 1986); Nilson Alves Gomes (1896 – 1988); Yone Bonfin Gonçalves (1988 – 1989); João Tohiyuki Yokota (1989 – 1992); Joice Aparecida Morita Nocko (1993 – julho de 2000); e Cátia Maria Melhado de Carvalho (agosto de 2000 – dezembro de 2000). 

Na foto acima: Sandra Regina Reis Rampazzo (2001); Edna de Oliveira Lessa Dadalt (2002 – 2003); Miguel Pereira de Assis Júnior (2004 – 2008); a atual diretora auxiliar, Marissuze Luppi Ferracin; e Cátia Maria Melhado de Carvalho, que iniciou mandato em 2009, foi reeleita e está no cargo atualmente.