Projeto mostra como deve ficar o teatro de Bela Vista após a reforma; veja

Fotomontagem: Telégrafo

Doado para a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR) após anos de abandono, o Teatro Municipal Geraldo Moreira será reformado. Transformado em uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), o prédio no centro de Bela Vista do Paraíso manterá o seu formato que lembra o 14 Bis, criação icônica de Santos Dumont. Mas esta é uma das poucas características que serão mantidas. O Telégrafo publica o projeto da reforma como consta na área de licitações do site do Sesc. As várias mudanças começam já do lado de fora.

RECEBA AS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP
envie #Telégrafo para 98851-7034

Na Praça Brasílio de Araújo Filho, terreno de 11 mil m³ onde fica o teatro, serão retirados apenas dois coqueiros, que ficam próximos ao imóvel. Em cada canto, haverá espaço para diferentes atividades ao ar livre. Ao lado direito da entrada, será instalada uma área fitness, com equipamentos de exercício físico. Ao lado esquerdo, um espaço infantil. Acima, uma área para skate. Do lado oposto, um local para a prática de outros esportes, com quadra e arquibancadas, além de outro espaço para basquete.

Fonte: Reprodução/Fecomércio PR

O prédio foi inaugurado em dezembro de 1962. Na reforma atual, serão feitas novas salas e divisões, espaços para as atividades que o Sesc desenvolve nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e ação social.

Na “asa” esquerda do prédio, ficarão o depósito, uma sala administrativa, um espaço conexão, uma sala de cursos e o banheiro feminino, com adaptação para pessoas com deficiência.

No meio, a partir da entrada, o hall de atendimento terá a recepção e a sala de leitura. Mais à frente, um espaço para exposições, as duas antecâmaras e a sala de controle do teatro.

Na asa direita, haverá o banheiro masculino, a copa, duas salas de aula, e outra sala administrativa com área de T.I.

O teatro, no fundo, será revitalizado. A platéia também terá assentos preferenciais. O palco vai continuar na mesma área. No lado esquerdo ficarão dois camarins e um banheiro, enquanto no direito haverá um vestiário para pessoas com deficiência e uma rampa que leva até o palco.

Doação

A doação do terreno foi autorizada pela lei nº 1.171/2017, assinada em novembro do ano passado. De acordo com a lei, caberá ao Sesc a reforma completa do edifício, implantando no local um novo teatro para apresentações artísticas, musicais, além de adaptar o espaço para a implantação de unidade de atendimento. O Senac PR também ofertará alguns programas de formação profissional mediante convênio assinado.

A Fecomércio PR está realizando uma licitação para contratar empresa para elaboração de projetos, laudo técnico e orçamento para a reforma. A expectativa era de que as obras fossem concluídas em 2018, mas a inauguração foi adiada para o ano que vem. Saiba mais clicando aqui. Pela lei, as obras de restauro devem iniciar em um prazo máximo de 30 meses, com mesmo período para execução e conclusão.