Morador de Bela Vista vai pedalar novamente a Aparecida, e faz campanha para o Hospital do Câncer

Foto: Reprodução.

No ano passado, quando se preparava para pedalar até Aparecida (SP), o morador de Bela Vista do Paraíso Luis Sérgio Salgado, o Salgadinho, de 50 anos, afirmou que pretendia fazer dessa ação uma tradição. Agora, ele se prepara para cumprir a promessa, aproveitando para refazer a campanha que ajudou o Hospital do Câncer de Londrina (HCL).

No próximo dia 25, uma sexta-feira, ele vai partir de Bela Vista com sua bicicleta. Dessa vez, sem a companhia que teve no ano passado, e sem carro de apoio. “Apenas com Deus e Nossa Senhora”, afirma. Em 2018, Salgadinho caminhou até Aparecida sozinho. Foi a primeira vez que fez a romaria até o ícone da fé cristã no país.

Agora, o trajeto também será maior – aproximadamente 980 km – já que ele vai desviar para Minas Gerais para percorrer o Caminho da Fé, partindo de São Carlos. Trata-se de uma rota de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem. O percurso foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), e oficializado em 2005.

Foto tirada no ano passado. Divulgação.

A previsão é que o percurso durará aproximadamente 15 dias. O do ano passado durou oito, e o do anterior, feito à pé, durou 20 dias. A volta será de ônibus.

GRATIDÃO

Para Luís Sérgio, um dos principais objetivos é agradecer a Deus e Nossa Senhora pelas bênçãos que recebeu, ao se curar de um problema de saúde. “Agradecer pelos benefícios que a gente têm da vida. Pela saúde do meu irmão (que se recuperou de um câncer), da família toda. Só temos agradecer”, disse.

A pandemia do novo coronavírus foi considerada no planejamento da viagem. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida está restringindo a visita de grandes grupos, mas permite a entrada de romeiros, de acordo com Salgadinho. Ele afirma que vai seguir as medidas de prevenção, como uso de máscaras e de álcool em gel, algo que já faz em seu dia a dia.

CAMPANHA SOLIDÁRIA

Assim como aconteceu no ano passado, a romaria também vai ajudar o Hospital do Câncer de Londrina. Cada pessoa interessada em colaborar poderá “comprar” um quilômetro, que tem o valor de R$ 5. Será dado um comprovante de compra, como de uma rifa, marcado por quilômetro.

No ano passado, a campanha arrecadou mais de R$ 11,2 mil, que foram doados ao Hospital do Câncer.

Como forma de agradecimento, Salgadinho trará do Santuário uma réplica de Nossa Senhora, que será sorteada entre os colaboradores. O sorteio será no dia 18 de outubro.

Os custos da viagem serão pagos pelo ciclista e por patrocinadores. Assim, todo o dinheiro da venda de quilômetros será doado ao HCL, com prestação de contas.

Os talões da quilometragem podem ser adquiridos na Casa Jaspe, na Duléo Auto Peças e com membros da família Salgado. Também é possível contribuir por transferência bancária:

Luís Sérgio Salgado
Conta Poupança – Sicredi
Agência: 0718
Conta: 90696-2

DIVULGAÇÃO

Assim como no ano passado, os leitores do TELÉGRAFO poderão acompanhar a viagem e, à distância, participar da peregrinação. O blog Pedal Pela Vida vai trazer fotos, vídeos e os relatos dos ciclistas. Será uma espécie de diário on-line.

Para não perder nada, curta a nossa página no Facebook ou se inscreva para receber os links das notícias pelo Whatsapp. Salve o número 98851-7034 nos seus contatos e envie #Telégrafo para ser cadastrado.