Bela Vista vacinou mais de 600 idosos neste final de semana e mais de 2,2 mil no total

Foto: Divulgação

O Departamento Municipal de Saúde vacinou 607 idosos neste sábado (27) e domingo (28) em Bela Vista do Paraíso. Com mais doses chegando, o cronograma conseguiu avançar até os maiores de 68 anos. No total, a cidade já aplicou 2.221 vacinas da primeira dose e 228 da segunda, totalizando 2.249 unidades.

O processo de vacinação foi organizado em uma espécie de linha de montagem, relata a diretora do departamento, Carla Brandão. Quem chega ao local, a pé ou de carro, encontra pessoas organizando as filas e outras que conferem toda a documentação e fazem uma carteirinha de vacinação, quando necessário. Para manter a organização, estão sendo distribuídas senhas para quem está à pé.

Na parte da aplicação, duas enfermeiras ou técnicas de enfermagem ficam aspirando as vacinas com as seringas. Esse conteúdo é então repassado para aquelas que fazem a aplicação. Todas as informações são lançadas em dois sistemas, do Governo Estadual e do Governo Federal.

“É um momento muito gratificante. A gente percebe a alegria das pessoas, fotografando. É um momento histórico que estamos vivenciando”, disse Carla Brandão.

DEMANDA

Conforme a vacinação chega a idades cada vez mais baixas, que são em maior número, a necessidade por vacinas aumenta. Agora que está sendo concluída a faixa de 68 a 69 anos, a diretora estima que as vacinas restantes não são suficientes para vacinar os de 67. Como os idosos se cadastraram previamente, há uma estimativa de quantas aplicações serão necessárias.

No sábado, por exemplo, a vacinação começou com a promessa de novas doses. Em determinado momento, as vacinas acabaram, por cerca de dez minutos, até que uma nova remessa chegou de helicóptero.

Quando novas doses chegarem e o público a ser imunizado aumentar, a ideia é reforçar as equipes e talvez disponibilizar novos locais de votação, tanto no centro quanto em Santa Margarida. Enquanto não chegam mais unidades, continua a aplicação em idosos acamados, que são vacinados em suas residências. Também é feita a imunização com a segunda dose.

NO PARANÁ

O Paraná ultrapassou neste domingo (28) a marca de 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra o novo coronavírus. Até o início da tarde, o vacinômetro disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde contabilizava 1.002.683 aplicações, sendo 792.734 paranaenses imunizados – 209.949 receberam a dose de reforço.

Até o momento, segundo o vacinômetro, o Paraná distribuiu 1.386.277 doses às Regionais de Saúde, sendo 1.092.167 destinadas à primeira aplicação e 294.110 para a segunda. Com isso, o Estado já aplicou 72,6% das primeiras doses distribuídas e 71,4% da dose de reforço.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, na sexta-feira (26), a campanha Vacina Paraná de Domingo a Domingo. A iniciativa foi adotada em Bela Vista, mas a sequência do Plano de Imunização depende de haver vacina. Eles são compradas pelo Governo Federal e enviadas aos estados, que repassam aos municípios.