Com a proximidade das eleições que acontecem neste domingo (15), das 7h às 17h, o Telégrafo fez um levantamento com principais informações que podem ajudar alguns dos 12.357 eleitores que vão votar em Bela Vista do Paraíso. Confira abaixo. Ainda ficou com dúvida ou gostaria de ter outras informações? Envie pelo Facebook (clicando aqui) ou pelo Whatsapp (9 8851-7034).
Neste ano, uma das novidades são as seções agregadas, ou seja, seções que foram juntadas em uma mesma sala, por causa da falta de urnas. Isso aconteceu apenas no Colégio Estadual Brasílio de Araújo e no polo Frederico Osaku Leite. Portanto, quem vota nesse local deve ficar atento porque a sala em que costuma votar pode ter mudado. Veja abaixo. As seções agregadas estão com uma barra entre elas.
Um documento oficial com foto ou o aplicativo e-Título, disponível na Apple Store e Play Store.
O aplicativo também informa o endereço do local de votação, fornece informações sobre a situação eleitoral e vai permitir ao eleitor fazer a justificativa.
Serão disponibilizados veículos identificados pela placa “À serviço da Justiça Eleitoral”.
A sequência será a seguinte: vereador (número com cinco dígitos) e prefeito (número com dois dígitos). Antes de apertar a tecla confirma, o eleitor deve aguardar aparecer a foto do seu candidato na tela!
O ideal é que o eleitor leve uma colinha, para não atrasar a fila de votação.
Não. Não é permitido entrar com celulares na cabine de votação. Portanto, também não é permitido tirar fotos e realizar gravações neste local. A Justiça Eleitoral sugere que o eleitor imprima uma “colinha” para levar até à urna.
O Fórum eleitoral aconselha que os eleitores votem no período da manhã.
Por causa da pandemia, o orário preferencial para maiores de 60 anos será das 7h às 10h.
Por causa da pandemia, não haverá biometria.
Usar máscaras, levar caneta própria para assinar, não fazer aglomerações, manter o distância mento social.
Saiba mais sobre o protocolo sanitário:
• Se possível, não levar crianças e acompanhantes;
• Não deixar para votar na última hora;
• Respeitar o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos;
• Permanecer no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar;
• Cada eleitor deve higienizar as mãos antes e depois de votar. Será disponibilizado álcool em gel em todas as seções eleitorais;
• Uso obrigatório de máscaras nas seções eleitorais e nos locais de votação;
• Se possível, o eleitor deve levar sua própria caneta para assinatura do caderno de votação. Também serão fornecidas canetas higienizadas para os que precisarem;
• Não será permitido consumir bebidas ou alimentos na fila de espera, para evitar a remoção da máscara;
• Estabelecer distanciamento mínimo de um metro nas filas, que será demarcado com fitas adesivas no chão;
• Eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não devem comparecer à votação. Neste caso, até 60 dias após o turno de votação,
As eleições são importantes porque definem os responsáveis pelo país. Aconselha-se que o eleitor escolha um candidato que o represente. No entanto, anular ou votar em branco também é um direito. Para anular, basta completar a sequência com números zeros e confirmar. Para votar em branco, basta apertar a tecla “BRANCO” e confirmar.
Sim, desde que seja de maneira silenciosa. É permitido usar broches, adesivos e até camisetas do seu candidato. Porém, não é permitido aglomerações de pessoas com esses adereços partidários, bem como pedir voto para o seu candidato.
É possível denunciar boca de urna e propaganda eleitoral, que são proibidas no dia da votação. As denúncias deverão vir acompanhadas de provas ou indícios da irregularidade. Não são admitidas denúncias realizadas por telefone. No entanto, é possível usar o celular para esta finalidade. Basta fazer o download do aplicativo Pardal.
This website uses cookies.