O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira que o novo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), que substituirá o Nafta, é o “mais moderno” da história de seu país e que também será bom para o Canadá e o México.
“É um acordo muito bom para os três [países], nos coloca em uma posição onde não estávamos antes […] Uma vez aprovado pelo Congresso, este será o tratado mais moderno, atualizado e equilibrado da história do nosso país”, disse o presidente em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
EUA, Canadá e México começaram a renegociar o Nafta há mais de um ano, a pedido de Donald Trump, que criticou o acordo como candidato à presidência e diz que ele foi uma “fraude” para os Estados Unidos e que custou empregos ao país. O atual presidente norte-americano fez campanha com a promessa de reescrever o NAFTA — ou se livrar dele.
O NAFTA derrubou a maioria das barreiras comerciais entre os Estados Unidos, Canadá e México, levando a um aumento do comércio entre os três países. Mas Trump e outros críticos disseram que ele encorajou os empresários a se movimentarem rumo ao sul da fronteira para aproveitar os baixos salários mexicanos.
*Da Sputnik Brasil
This website uses cookies.