MEMÓRIA

Há mais de 40 anos, moradora de Bela Vista realiza festa em homenagem à padroeira

(Arraste as imagens para a esquerda)

Tudo começou com um sonho, ou uma visão, de uma mesa bem grande, cheia de doces, e a imagem de Nossa Senhora “muito linda, muito brilhante”. Vanilda da Silva Domingos tinha 18 anos e morava próximo à Igreja Católica, no centro de Bela Vista do Paraíso. Acordou assustada, chorando, foi até a mãe e afirmou: nós vamos fazer uma festa para Nossa Senhora. Dona Elvira não entendeu direito. “Como vamos fazer? Não preparamos nada”. Vanilda deu um jeito: assaram um bolo, confeitaram, e pegaram doces do bar do pai dela.

Foto: Filipe Muniz/Telégrafo

A mãe ainda questionou. Como fazer uma festa sem ter convidados? Mas isso também não foi problema. A mesa já estava preparada quando as crianças começaram a sair da missa, que também lhes homenageava pelo seu dia. “Eu comecei a chamar as crianças e aí encheu, lotou. Nós rezamos o terço e cortamos o bolo”, conta.

De lá até aqui, a festa se repetiu em todos os anos e virou tradição. Nesta sexta-feira (12), dezenas de adultos e crianças se reuniram no número 182 da avenida Indianópolis, em Santa Margarida para participar da comemoração. Como de costume, começou com a reza do terço à padroeira do Brasil, em homenagem e agradecimento pelas graças alcançadas. A própria dona Elvira Quasne da Silva fez questão de guiar o terço. Na sequência, foram distribuídos os lanches e repartido o enorme bolo, preparado durante a semana por familiares e voluntários.  Além deste, outros foram feitos para serem doados.

Foto: Filipe Muniz/Telégrafo

Também foi assim nos anos anteriores. “Teve ano em que chegamos a fazer 13 bolos. Doamos para a Fazenda Paraíso, Fazenda Cascata, Fazenda Horizonte, onde tinha bastante gente na época, depois teve o assentamento [Iraci Salete], [conjunto] Rosa Luppi, a gente doava na igreja, no lar, na creche…”, lembra Vanilda.

Ela também se recorda de um ano em que ainda faltavam dois bolos para serem doados. Saíram ela e o irmão, o Sabiá, a procura de alguém para receber a doação. Avistaram um grupo de pessoas em uma casa. “Veio a dona Oscarina chorando e disse: Vanilda, você sabe qual a primeira casa onde esta imagem [de Nossa Senhora] chegou aqui em Santa Margarida? Na tua casa. Eu parei lá e você guardou ela para mim”, lembra. Após rezar o terço, ela conta que saiu de lá chorando. Nos conjuntos habitacionais do distrito, encontraram outro grupo de crianças. A moradora, conhecida como Dona Nega, também se emocionou e insistiu que Vanilda participasse da reza. “Até hoje, na dona Oscarina, na dona Nega e no asilo, são lugares em que eu não falho”, contou Vanilda.

Foto: Filipe Muniz/Telégrafo.

A colaboração com tudo isso surge de maneira espontânea. Mesmo nos anos em que Vanilda achava que não teria como realizar a festa, as doações foram chegando, de conhecidos e comerciantes locais. “Um vem e traz refrigerante, outro traz um pacote de açúcar, nesse ano um rapaz doou uma caixa de ovo, que até sobrou”, relatou Vanilda. A mãe, dona Elvira, mesmo com seus 83 anos, ajudou a preparar os bolos.

Em algumas ocasiões, surgiram dificuldades. “Na quarta-feira a gente estava assando os bolos e veio a notícia de que minha tia, de 90 anos, que vem para participar todas as vezes, havia falecido”, contou. Mas com todas as doações recebidas e a organização sendo feita, não havia como cancelar o evento: “Eu sei que, onde a minha tia está, ela está feliz de eu ter feito a festa para as crianças”.

A tradição que começou na adolescência já dura mais de 40 anos. Hoje com duas filhas e dois netos, Vanilda pretende continuar realizando a homenagem à padroeira. “É uma coisa muito bonita e eu acho que enquanto eu for viva… Eu não sei, não fiz promessa de continuar até morrer, mas foi muito bom fazer”, concluiu.


 

Share
Published by
Filipe Muniz

Recent Posts

This website uses cookies.