O filme brasileiro Democracia em Vertigem está na lista de indicados ao Oscar 2020 na categoria “melhor documentário”. Dirigido pela mineira Petra Costa, a produção aborda o impeachment da então presidente da República Dilma Rousseff e o quadro político no Brasil, sob a visão da diretora. O prêmio será entregue no dia 9 de fevereiro.
O filme foi lançado na plataforma de transmissão de vídeos Netflix. A produção costura o passado da diretora, assim como seus relatos, com a democracia brasileira de 2002 até hoje, com filmagens exclusivas dos momentos que antecederam e sucederam o impeachment de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff (PT).
A diretora teve acesso aos bastidores dos processos que abalaram a democracia brasileira e culminaram na prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a eleição do político e ex-militar de extrema direita, Jair Bolsonaro (PSL). Veja o trailer:
Aposta do Brasil para a categoria de melhor filme estrangeiro, “A Vida Invisível” acabou não sendo indicado. Veja a lista de concorrentes das principais categorias:
*Com Agência Brasil e Brasil de Fato.
This website uses cookies.