No Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro, os alunos do Colégio Estadual Presidente Vargas apresentaram suas atividades em Cornélio Procópio. Eles exibiram seus trabalhos no evento a convite da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
De acordo com o colégio, estas atividades desenvolvidas foram apresentadas no desfile dos 72 anos de Bela Vista do Paraíso. A apresentação repercutiu na região e chegou ao conhecimento de docentes da UTFPR, que organizaram diversas celebrações sobre o Dia da Consciência Negra e convidaram o Colégio.
“Provamos mais uma vez que o compromisso com a memória e a gratidão ao povo africano leva a resultados exitosos”, afirmaram os organizadores.
Para os professores, a escolha de trabalhar a beleza negra e o empoderamento em fotos, pinturas de quadros e na sonoridade foi a forma encontrada para a reflexão do Dia da Consciência Negra, como também uma maneira de elevar a autoestima dos jovens da comunidade escolar.
“Desse modo, a escola torna-se de fundamental importância social, pois é nela que os alunos passam boa parte de seu dia e estabelecem contato interpessoal, o que é de extremo valor para a autoconfiança”, disseram.
Na visão dos educadores, o uso da estética e de ritmos da cultura afro brasileira permite romper com os limites da sala de aula para demonstrar que o conhecimento, quando estimulado, torna-se libertador.
“A cultura afro brasileira se faz presente no cotidiano da vida dos educandos e do povo brasileiro. Essa presença e as contribuições são constantemente resgatadas nas disciplinas escolares, buscando reverter a invisibilidade e a a negação da própria identidade ao abordar a influência e as contribuições que os diversos grupos étnicos de origem africana tiveram na construção de nossa nação”, concluíram.
This website uses cookies.