EDUCAÇÃO

Laurentino Gomes lança em Londrina livro sobre a escravidão

O jornalista e escritor Laurentino Gomes lança em Londrina, nesta terça-feira (17), o livro Escravidão Vol. 1 – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares (ed. Globo, 504 pág., R$ 49,90). O evento será realizado às 19h, na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping Londrina. A entrada é franca e o atendimento será feito pela ordem numérica das 300 senhas, que já estão sendo distribuídas no local.

Resultado de seis anos de pesquisas e observações – que incluíram viagens por 12 países e três continentes – este primeiro volume de uma trilogia de livros-reportagem cobre um período de 250 anos sobre a história da escravidão no Brasil.

Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 — quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba.

Laurentino Gomes é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e é membro titular da Academia Paranaense de Letras. Ganhou seis vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, publicou os livros 1808, 1822, 1889 e O Caminho do Peregrino, que já venderam mais de 2,5 milhões de exemplares dentro e fora do Brasil.

SERVIÇO

Lançamento do livro Escravidão Vol. 1 – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares
(Laurentino Gomes – ed. Globo, 504 pág., R$ 49,90).
Dia: 17/9/19 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Livrarias Curitiba Shopping Catuaí
Rod. Celso Garcia Cid, 5600 – Gleba Fazenda Palhano, Londrina (PR).
Fone (43) 3315-5000

Share
Published by
Redação

Recent Posts

This website uses cookies.