Três colégios de Bela Vista do Paraíso realizam neste sábado (15) a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Apesar do nome, a competição também inclui as escolas particulares desde a edição do ano passado. No total, 54 estudantes farão a prova a partir das 14h30 nos colégios Brasílio de Araújo, Jayme Canet e Sagrado Coração.
Os estudantes que participam da Obmep são divididos em três níveis. No Nível 1 ficam os alunos matriculados em 2018 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. No Nível 2 ficam os que foram matriculados este ano no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Já o Nível 3 é para os que foram matriculados em 2018 em qualquer ano do ensino médio.
No colégio Brasílio de Araújo, 24 alunos do Ensino Fundamental fazem as provas, metade no Nível 1 e a outra metade no Nível 2 . (Clique aqui para ver a lista dos estudantes). No Jayme Canet, participam 19 alunos, todos do ensino médio. (Clique aqui para ver a lista). Já no Sagrado Coração, de ensino privado, as provas serão aplicadas para quatro estudantes do Nível 1, dois estudantes do Nível 2 e cinco do Nível 3. (Clique para ver os nomes).
No país todo, 900 mil estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o país se debruçarão sobre seis questões de matemática.
O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os estudantes cheguem ao local de realização da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência. É necessário apresentar documento original de identificação, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar, e o cartão informativo da Obmep.
Tanto o cartão para impressão quanto informações sobre os locais de prova estão disponíveis na página da competição na internet. É imprescindível levar lápis, borracha e caneta.
A prova da segunda fase é discursiva e composta por seis questões valendo até 20 pontos cada. Ela é dividida de maneira diferenciada por níveis – o nível 1, para os 6º e 7º anos do ensino fundamental; o nível 2, para o 8º e 9º anos; e o nível 3, para o ensino médio.
A Obmep é considerada a maior competição científica do país e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e o interesse dos estudantes pela área. Ao todo, participam mais de 50 mil escolas públicas e privadas do país. Foram classificados para esta segunda fase os 5% dos competidores mais bem colocados de cada colégio.
O anúncio dos vencedores está previsto para ocorrer no dia 21 de novembro, na página da competição. Para os estudantes de escolas públicas serão 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze.
Já os estudantes de escolas particulares receberão 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze. A Obmep também irá homenagear estudantes com menções honrosas. Serão até 46,2 mil menções honrosas para estudantes de escolas públicas e 5,4 mil menções para estudantes de escolas privadas.
Para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática foram aprovados 952.839 alunos, a maioria deles, 906.688 estudantes, de escolas públicas. A primeira fase da Obmep teve a participação de 18,2 milhões estudantes de 54.496 escolas.
*Com Agência Brasil
This website uses cookies.