EDUCAÇÃO

Bela Vista fica acima da meta no Ideb das escolas municipais

Bela Vista do Paraíso ficou acima da meta definida para as escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na média das escolas analisadas, a cidade deveria alcançar 5,4 pontos e ficou com 5,9. O levantamento é feito com alunos da 4ª série/5º ano, são referentes a 2017 e medidos a cada dois anos.

Nos últimos levantamentos, Bela Vista tem ficado acima da meta nos resultados do Ideb. A exceção foi 2015, quando a meta era de 5,2 e o município obteve nota 5,1.

Para a dirigente municipal de educação, Adenilze Bueno Lara, o resultado foi satisfatório, tanto para o município, quanto para as escolas. “Nós devemos continuar apostando nos projetos pedagógicos, na formação do professor, pra que a gente consiga alcançar resultados melhores ainda. E que muito em breve a gente consiga alcançar a média 6, que está projetada para 2021, mas que esperamos atingir já em 2019”, disse ela.

Escolas

Na análise por escolas, duas ficaram acima da meta, duas ficaram abaixo e uma não foi avaliada.

A Escola Municipal Profª Dircy dos Santos (Santa Margarida) foi a que teve o melhor desempenho. A meta era chegar em 4,9 pontos e foram atingidos 6,1. O aumento é ainda maior se comparado com o levantamento anterior. Em 2015 a meta era 4,7 e o Ideb registrado foi de 4,6.

A segunda escola que conseguiu ficar acima da expectativa foi a José Marcelino, no Jardim Primavera. Foi obtida a nota 5,9, enquanto a meta era de 5,4. Nos levantamentos anteriores, a escola também teve notas maiores do que a esperada. Foi 5,1 em 2017, quando a meta era 5; e 5,6 em 2013, quando a expectativa era de 4,9.

Por sua vez, a escola Parigot de Souza, no centro, chegou perto, mas não atingiu a meta de 6,2. O ideb registrado ficou em 6,1. Em 2015, a escola obteve a nota esperada: 5,6.

Destaque negativo

A escola Clélia M. O. Albuquerque, em Santa Terezinha, não atingiu a meta de 5,1. O Ideb registrado foi de 4,8. No levantamento anterior, em 2015, a meta era de 4,8, mas não há dados disponíveis porque a escola não participou do Saeb ou não atendeu os requisitos. Em 2013, meta era de 4,9 e a nota obtida foi 5,6.

Adenilze Lara explicou que a média da escola em português e matemática, medida na Prova Brasil, foi de 5,9. No entanto, a nota do Ideb foi derrubada pelo número de alunos fora da série correta para a sua idade, devido à alta taxa de reprovação no 3º ano.

O sistema de ensino adotado no município não permite a reprova nos dois primeiros anos, que são considerados de formação da criança. “Quando chega no 3º ano a criança não está alfabetizada, então é onde a gente pode segurar. Por conta de muitas faltas que a criança tem, ela não consegue atingir o objetivo ao final do primeiro ciclo. Ela não está alfabetizada, então é onde existe a reprova e ocasionou [a queda do Ideb]”, informou.

“Aqui nós teremos que fazer um estudo com a equipe, buscar parceria com as famílias. Porque é muita falta que tem na escola e a criança não consegue atingir o resultado, então ela reprova”, afirmou a dirigente. Para ela, o caminho para melhorar os índices é o envolvimento entre a comunidade e a escola:  “Falta muito apoio das famílias em se envolverem um pouco mais com a comunidade, um movimento da família e da escola para que o Ideb se torne eficiente, se torne igual ao das outras”.

A Escola Municipal Alcenira Ribeiro de Castro, que fica no conjunto Mãe Tina (Popular), não teve os dados do Ideb divulgados.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de zero a dez.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

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Published by
Filipe Muniz

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