Em uma cidade pequena como Bela Vista do Paraíso, quem olha para as campanhas e a movimentação nas redes sociais pode ter a impressão de há um excesso de candidatos. De fato, são muitos. Mas o dados do TSE mostram que o total de postulantes diminuiu na cidade.
Nas Eleições Municipais de 2016, eram 120 candidatos, mas agora esse número reduziu em 25%. São 90 pessoas concorrendo a um dos três tipos de cargos disponíveis – prefeito, vice-prefeito ou vereador. Com isso, a quantidade candidatos por vaga de vereador caiu de 12,89 para 9,56.
Para o chefe do cartório da 77ª Zona Eleitoral, Pedro Gianvecchio, essa redução é louvável.
“O que normalmente nós observamos é que a maioria dos candidatos são aventureiros. Não fazem campanha, não estão efetivamente com vontade de vencer. Então essa diminuição ela condiz com a realidade. Significa que cada vez mais aqueles que não querem ser candidatos não fazem o registro de candidatura”, declarou.
Para ele, outro fator que gerou a redução da quantidade de candidatos foi o fim das coligações para esse cargo. Ou seja, agora, a quantidade de cadeiras na Câmara Municipal à qual um partido terá direito vai depender dos votos obtidos somente pelo partido, e não por um grupo de partidos que se juntou (as chamadas coligações).
O chefe do cartório citou também, como fator que contribuiu coma redução, um “enorme” desinteresse pela política. “A maioria não sabe a diferença entre política e politicagem”, avaliou ele.
O desinteresse dos mais jovens pela política pode ser observado nos dados por faixa etária. Entre 18 e 20 anos, há apenas um candidato a vereador em 2020. Depois, duas candidaturas na faixa de 21 a 24 anos.
A quantidade aumenta entre as pessoas mais velhas, concentrada entre 30 e 64 anos, mas variando conforme mostra o gráfico: