No ano passado, quando se preparava para pedalar até Aparecida (SP), o morador de Bela Vista do Paraíso Luis Sérgio Salgado, o Salgadinho, de 50 anos, afirmou que pretendia fazer dessa ação uma tradição. Agora, ele se prepara para cumprir a promessa, aproveitando para refazer a campanha que ajudou o Hospital do Câncer de Londrina (HCL).
No próximo dia 25, uma sexta-feira, ele vai partir de Bela Vista com sua bicicleta. Dessa vez, sem a companhia que teve no ano passado, e sem carro de apoio. “Apenas com Deus e Nossa Senhora”, afirma. Em 2018, Salgadinho caminhou até Aparecida sozinho. Foi a primeira vez que fez a romaria até o ícone da fé cristã no país.
Agora, o trajeto também será maior – aproximadamente 980 km – já que ele vai desviar para Minas Gerais para percorrer o Caminho da Fé, partindo de São Carlos. Trata-se de uma rota de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem. O percurso foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), e oficializado em 2005.
A previsão é que o percurso durará aproximadamente 15 dias. O do ano passado durou oito, e o do anterior, feito à pé, durou 20 dias. A volta será de ônibus.
Para Luís Sérgio, um dos principais objetivos é agradecer a Deus e Nossa Senhora pelas bênçãos que recebeu, ao se curar de um problema de saúde. “Agradecer pelos benefícios que a gente têm da vida. Pela saúde do meu irmão (que se recuperou de um câncer), da família toda. Só temos agradecer”, disse.
A pandemia do novo coronavírus foi considerada no planejamento da viagem. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida está restringindo a visita de grandes grupos, mas permite a entrada de romeiros, de acordo com Salgadinho. Ele afirma que vai seguir as medidas de prevenção, como uso de máscaras e de álcool em gel, algo que já faz em seu dia a dia.
Assim como aconteceu no ano passado, a romaria também vai ajudar o Hospital do Câncer de Londrina. Cada pessoa interessada em colaborar poderá “comprar” um quilômetro, que tem o valor de R$ 5. Será dado um comprovante de compra, como de uma rifa, marcado por quilômetro.
Como forma de agradecimento, Salgadinho trará do Santuário uma réplica de Nossa Senhora, que será sorteada entre os colaboradores. O sorteio será no dia 18 de outubro.
Os custos da viagem serão pagos pelo ciclista e por patrocinadores. Assim, todo o dinheiro da venda de quilômetros será doado ao HCL, com prestação de contas.
Os talões da quilometragem podem ser adquiridos na Casa Jaspe, na Duléo Auto Peças e com membros da família Salgado. Também é possível contribuir por transferência bancária:
Luís Sérgio Salgado
Conta Poupança – Sicredi
Agência: 0718
Conta: 90696-2
Assim como no ano passado, os leitores do TELÉGRAFO poderão acompanhar a viagem e, à distância, participar da peregrinação. O blog Pedal Pela Vida vai trazer fotos, vídeos e os relatos dos ciclistas. Será uma espécie de diário on-line.
Para não perder nada, curta a nossa página no Facebook ou se inscreva para receber os links das notícias pelo Whatsapp. Salve o número 98851-7034 nos seus contatos e envie #Telégrafo para ser cadastrado.
This website uses cookies.