Número de homicídios dolosos cai 32% no primeiro trimestre no Paraná

Foto: Cabo Daniel Meneghetti/PMPR

O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) caiu 32% no Paraná no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em janeiro, fevereiro e março de 2019 foram registrados 381 casos, contra 558 no mesmo período de 2018. Os números são do relatório estatístico da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

O registro de ocorrências de homicídios dolosos é o principal indicador da segurança pública e a redução da taxa mostra a eficiência das ações de combate à criminalidade. Um destaque no período apontado no balanço é que 271 (68%) dos 399 municípios do Estado não registraram homicídios durante o primeiro trimestre deste ano.

Dos 128 municípios restantes, 67 tiveram apenas um caso. Em Bela Vista do Paraíso, não houve registro de homicídio doloso, latrocínio ou lesão corporal com resultado morte no primeiro trimestre de 2019.

A redução foi constatada em 16 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado (AISP). Houve redução significativa em Curitiba e Região Metropolitana e na área que engloba os sete municípios do Litoral.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, a tendência de queda nos homicídios dolosos é resultado de diversos fatores. Ele destaca a modificação do padrão de operações, que passaram a ser focadas em áreas indicadas de alto índice de homicídio; o policiamento preventivo através de módulos móveis, o desenvolvimento de operações de trânsito e operações policiais, além do cumprimento de mandados de prisão. “A comunidade pode sempre contar com o apoio da polícia militar acionando o telefone 190”, afirmou.

*Da Agência Estadual de Notícias, com Redação.