Bela Vista vai imunizar idosos de 67 anos em um cenário de falta de vacinas

Foto: Governo de São Paulo.

O Departamento de Saúde de Bela Vista do Paraíso vai retomar a aplicação da primeira dose de vacinas contra a Covid-19. Por falta do imunizante, a aplicação estava parada desde 28 de março. Agora, serão vacinados os idosos de 67 anos.

A aplicação será neste domingo (11), no Centro Social da Igreja Matriz, das 8h às 11h30. Para os moradores de Santa Margarida, o procedimento será na segunda-feira (12), das 8h às 11h. É necessário levar comprovante de residência, carteirinha de vacinação e documento de identificação com foto.

Nesta sexta-feira (9), Bela Vista recebeu mais 140 doses de vacinas para a primeira aplicação, divididas entre as da AstraZeneca e a Coronavac. Elas fazem parte de um lote de 241.910 doses de imunizantes contra a Covid-19 distribuídas às regionais de saúde na quinta-feira (8) pelo Governo do Paraná.

Aplicação da primeira dose está sendo retomada em Bela Vista após duas semanas de suspensão por falta de doses. Nesse período, o Departamento Municipal aplicou a segunda dose, cujas unidades estavam armazenadas. As vacinas são compradas pelo Governo Federal e distribuídas aos municípios pelos estados.

CENÁRIO PREOCUPA

A falta de imunizantes frustrou os planos do Governo Estadual. A ideia de fazer a vacinação de domingo a domingo só foi praticada uma vez na cidade. Frustrou também os planos municipais. Como a entrega de vacinas vinha crescendo, a diretora do departamento, Carla Brandão, planejava aumentar os locais de vacinação. A ideia era reorganizar o procedimento, dando mais fluidez e agilidade na aplicação.

Agora, o clima é de incerteza. As novas doses foram poucas; apenas 140, suficiente, no máximo, para os idosos de 67 anos. Assim, não há perspectiva de quando a imunização poderá avançar para outras idades e em ritmo maior.

Enquanto isso, o Instituto Butantan anunciou a suspensão da produção da Coronavac por falta de insumos, que vêm da China. A vacina, produzida no estado de São Paulo, representa 80% do total de doses aplicadas no país. Outro sinal ruim veio do Ministério da Saúde. Depois de ter que diminuir várias vezes a previsão de entrega das vacinas, o órgão federal decidiu não publicar mais o cronograma de entrega.

Na terça-feira (6), o governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília. Ele pediu mais vacinas contra a Covid-19 para os grupos prioritários e mais agilidade na entrega dos imunizantes ao Paraná.

A previsão do Ministério da Saúde, segundo Queiroga, é de distribuir 30,5 milhões de doses nas próximas semanas e começar a imunizar até 1 milhão de pessoas por dia. O Paraná já recebeu 11 lotes de vacinas do Ministério da Saúde, totalizando 2.253.300 unidades, e imunizou mais de 1,2 milhão de pessoas.

Até quarta-feira passada (7), quando o vacinômetro municipal foi publicado pela última vez, Bela Vista havia aplicado 2.221 vacinas da primeira dose e 367 da segunda. No total, 2.588 doses aplicadas.