Autoridades temem aumento nos casos de Covid-19 por causa do feriado prolongado

Trevo de Bela Vista. Foto: Filipe Muniz.

Depois de uma semana de resultados animadores sobre a situação do coronavírus em Bela Vista do Paraíso, a preocupação das autoridades continua. O receio é de que os casos voltem a aumentar por causa de aglomerações e viagens nesse feriado prolongado. A recomendação continua a mesma: ficar em casa.

O prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM), avalia que as medidas restritivas e o lockdown foram positivas. Ele disse acreditar que a culpa não é do comércio, mas que as medidas tomadas fizeram as pessoas pararem de transitar.

Os números divulgados pelo Departamento de Saúde refletem o bom resultado. Os atendimentos no Hospital Municipal São Jorge caíram. Entre os dias 1º e 6 de março, a unidade fez 263 atendimentos na ala da Covid-19. Já entre 21 e 27 do mesmo mês foram 185 atendimentos, uma queda de 30%.

Também houve menos casos confirmados em relação aos exames coletados. Na primeira semana do mês, mais da metade dos exames coletados retornavam positivos. Agora, entre 22 e 28 de março, apenas 31% foram confirmados.

“Tivemos uma pequena redução que com certeza é o reflexo das medidas mais restritivas. Por isso, precisamos pedir o apoio da população para sair somente quando necessário”, declarou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Carla Brandão.

PREOCUPAÇÃO

O prefeito lembrou que os casos costumam aumentar após os feriados tradicionais, como na virada do ano. “Eu tenho medo do final de semana”, disse. Ele reforçou o apelo para que se evitem aglomerações, viagens e outras atitudes que colaboram com a disseminação do vírus.

Carla Brandão disse que a preocupação continua porque porque “as pessoas não tem consciência e com certeza no feriado devem se aglomerar”.  “Amanhã estamos bem temerosos porque será o primeiro sábado de comércio aberto depois de medidas mais restritivas”, declarou ela.

Jacaré fez um apelo para que a população colabore. “Se cuidem. Fiquem em casa. Esperem pelo menos a vacinação para a gente pensar em voltar à vida normal”, pediu o prefeito, afirmando que a situação está melhorando. “Para voltar como era vai demorar muito tempo, mas começou a melhorar”, disse.

Segundo o prefeito, a fiscalização vai continuar, com equipes da vigilância sanitária, de outros setores do Departamento de Saúde e com a ajuda de alguns voluntários, dentre eles, vereadores. A fiscalização deve ser intensificada à noite, segundo a diretora, com mais duas equipes e apoio da Polícia Militar. O grupo vai fiscalizar chácaras e locais onde pode haver aglomerações.

“Mas eu acho que a população está consciente. Todo mundo viu o tanto de óbitos que teve em nossa cidade, então acho que o pessoal está atento a isso”, concluiu o prefeito.