Saúde lança telefone para denúncias relacionadas ao coronavírus em Bela Vista

Foto ilustrativa/Pixabay

O Departamento de Saúde de Bela Vista do Paraíso lançou um canal para receber denúncias relacionadas ao coronavírus. Pelo WhatsApp (43) 9 9844-9015 é possível enviar fotos, vídeos e demais informações sobre o descumprimento das determinações. Vale lembrar que estão proibidas aglomerações, festas, e venda de bebidas alcoólicas. Além disso, o uso de máscaras e o horário de funcionamento do comércio também devem ser respeitados.

Em vídeo divulgado nesta semana, a diretora do departamento, Carla Brandão, falou sobre o cenário de caos no sistema de saúde. A ala exclusiva de atendimento a síndromes respiratórias, que fica no Hospital Municipal São Jorge, faz uma média de 120 consultas e 80 coletas de exames por dia. Em dois meses, a unidade já usou 1/4 do oxigênio que se usa em um ano inteiro.

Carla contou que aproximadamente seis funcionários da saúde estão afastados. Ele também informou que não há mais vagas de UTI em Londrina, e paciente estão sendo transferidos para Ivaíporã, que fica a mais de 200 km de Bela Vista, na região central do Paraná. A diretora fez um apelo para que a população reduza a circulação, como forma de diminuir a transmissão do vírus.

No vídeo, o prefeito Fabrício Pastore (DEM) expressou suas condolências pelos óbitos registrados na cidade. Ele atribuiu o aumento dos casos às festas de final de ano, e pediu a colaboração das pessoas. “Eu peço às pessoas que fiquem em casa. Que não transformem um momento como esse em uma questão de política, ou pessoal”, disse.

O prefeito também informou que a Garagem Municipal passa por uma situação muito difícil. Funcionários com mais de 60 anos estão afastados por serem grupo de risco. Mas o setor também está sem os servidores que estão em quarentena, seja por suspeita ou por confirmação. Assim, apenas três pessoas continuam trabalhando no local. Falta mão de obra para operar máquinas ou fazer a roçagem.

“Das cidades pequenas, em proporção, a nossa cidade é a que está com mais casos”, afirmou o prefeito.