Inverno derruba índice de dengue em Bela Vista, mas alerta continua

Foto: Agência Pará/Fotos Públicas

Novo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado nesse mês pela Divisão de Endemias apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) de Bela Vista do Paraíso está em 3,6%. O valor indica médio risco de epidemia de dengue na cidade. No levantamento anterior, feito em abril, o índice estava em 12,2%, bem acima dos 3,9%, que já significam grande risco de epidemia.

A queda identificada no levantamento atual é comum para o período de inverno, quando o mosquito não circula com tanta intensidade. Mesmo assim, o índice de julho é maior do que o identificado no mesmo mês do ano passado (3,1%), e ainda maior do que o de agosto de 2017 (2,3%).

Para o chefe da divisão, Vanderley Estruzani, apesar da queda característica do período, as ações de combate devem continuar porque se a quantidade de criadouros continuar grande, o risco volta a crescer quando as temperaturas subirem. Segundo ele, houve, em todo o estado, a falta de veneno para realizar os bloqueios. Por isso, a ação dos agentes de endemias foi concentrada em visitas nas residências e eliminação de criadouros.

Estruzani afirma que é preciso que a população se conscientize, já que os principais focos de larvas do mosquito estão sendo recipientes baixos, como vasilhas com água para animais, vasinhos, potes entre outros. “Tá difícil a gente conscientizar o povo. A gente passa, conscientiza, faz a remoção, e na próxima vez que passa está do mesmo jeito. Poucas pessoas estão fazendo a coisa certa”, afirma.

Nesse período, também é necessário ter atenção especial com as piscinas, que ficam paradas sem nenhum cuidado e se tornam grandes focos do transmissor. “Além da dengue, o mesmo mosquito está causando outros tipos de doenças. Então, temos que ficar bem alertas”, disse o chefe da divisão. Bela Vista registrou 12 casos confirmados de dengue em 2019. Desses, metade foram contraídos na cidade.

No recente levantamento, a região com maior infestação de larvas do mosquito é a que envolve o conjunto Rosa Luppi, Pedro Batista e o jardim Europa. Na sequencia estão a Vila Brasil, a região central de Bela Vista e a parte de Santa Margarida que fica acima da avenida Indianópolis.