Doses excedentes da vacina contra a gripe já se esgotaram em Bela Vista

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Disponibilizada para toda a população a partir desta segunda-feira (3), a vacina contra a gripe já está esgotada em Bela Vista do Paraíso. Por quase dois meses, as doses ficaram disponíveis para as pessoas que faziam parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação.

Segundo a enfermeira responsável pela epidemiologia, Mirella de Matos, não há previsão de envio de novas doses para o município porque a estratégia da 17ª Regional de Saúde é disponibilizar para o público em geral as doses que sobrarem da campanha.

“A regional manda as doses de acordo com o quantitativo que a gente tem que aplicar, e como a gente não atingiu a meta em algumas categorias, sobram algumas vacinas, que são liberadas [para toda a população]. Como sobraram poucas doses, porque foram poucas as categorias em que não atingimos a meta, a vacina foi liberada ontem e já acabou ontem mesmo”, informou.

Segundo a enfermeira, só estão disponíveis vacinas para as crianças que precisam receber a segunda dose.

META

Com o encerramento da campanha, Bela Vista conseguiu atingir o nível recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura vacinal. Entre os idosos e as puérperas, a cobertura foi de 100%, seguido das crianças (93%), trabalhadores da saúde (82%), professores (70%) e gestantes (68%). Os números foram repassados pela Epidemiologia.

MORTES

O último boletim sobre a situação da gripe influenza no Paraná, divulgado na quarta-feira (29) pela Secretaria da Saúde do Paraná, registra 133 casos confirmados, com 37 mortes. São seis óbitos a mais que na semana anterior.

Os casos aconteceram em Almirante Tamandaré (menino de 1 ano), Paranavaí (homem de 49 anos), Santa Terezinha de Itaipu, (mulher de 60 anos), Paranaguá (mulher de 75 anos), Curitiba (homem de 76 anos) e Foz do Iguaçu (homem de 91 anos).