Vacinação contra pólio e sarampo atinge 90% do público em Bela Vista

Foto: Prefeitura de Jundiaí

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Bela Vista do Paraíso já vacinaram 90% do público-alvo na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, o publico-alvo do município é de 736 crianças. Deste total, 90,35% foram imunizadas contra a pólio e 89,4% contra o sarampo. A meta é chegar a 95% de cobertura até esta sexta-feira (31), quando termina a campanha.

De acordo com a coordenadora da atenção básica, Ana Paula Fermino Ferracin, a procura pela vacina foi grande. “A gente divulgou bastante. Teve o Dia D, que foi no dia 18, no sábado, ficou aberto o dia todo. As mães que não conseguiam levar as crianças por conta do trabalho, foram. Por isso que tivemos esse resultado”, contou.

Mesmo com o fim da campanha, as duas vacinas ficam disponíveis nas unidades de saúde de Bela Vista (Orlando do Rio), do Jardim Bela Vista e de Santa Margarida.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos vão receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Casos de sarampo

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação.

Há ainda, de acordo com o ministério, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).

*Com Agência Brasil