Bolsonaro conquistou mais da metade dos eleitores aptos a votar em Bela Vista

© Filipe Muniz/Telégrafo

Candidato mais votado em Bela Vista do Paraíso, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) foi o escolhido de mais da metade dos cidadãos que poderiam votar na cidade. Dos 12.114 eleitores registrados, 6.183 votaram no militar. O número representa 51% do total. Já o candidato Fernando Haddad (PT) foi escolhido por 3.170 pessoas, ou seja, 26,2%. O número de abstenções ficou em 1.980 eleitores (16,3%). 194 (1,6%) eleitores votaram em branco, 587 (4,8%) anularam o voto.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e abstenções, Bolsonaro obteve 66%, contra 33,8% de Haddad. Esta é uma das conclusões do levantamento urna a urna feito pelo Telégrafo, que comparou as informações com os dados do primeiro turno. A partir do recadastramento biométrico, os eleitores de Bela vista passaram a votar no local mais próximo de sua residência. A mudança permite traçar o perfil de votação de cada região.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

Nos dois locais de votação do centro da cidade, Jair Bolsonaro (PSL) teve desempenho ainda maior sobre Fernando Haddad no segundo turno em relação ao primeiro. Já no distrito de Santa Margarida, Haddad registrou leve alta e, assim como no primeiro turno, venceu o candidato eleito.

Bolsonaro continuou o vencedor isolado em todas as seções do colégio Brasílio de Araújo e no polo Osaku Leite. Em Santa Margarida o vencedor foi Haddad. O candidato petista havia vencido em nove das 12 seções do colégio Presidente Vargas no primeiro turno. Agora, houve algumas mudanças. Haddad recuperou as seções 62 e 71, mas perdeu a 67. Com isso, ele ganhou em dez seções, uma a mais do que no primeiro turno.

Ainda assim, a diferença entre os dois candidatos foi pequena. O gráfico abaixo soma a quantidade de votos dos dois candidatos e, desse total, calcula a porcentagem obtida por cada um.

Este outro gráfico mostra o número de votos obtidos por cada candidato nos dois turnos, separados por local de votação.

Já os próximos gráficos, referentes apenas ao segundo turno, mostram a quantidade de votos por seção (número no canto esquerdo), separados por local.


Outros dados

Também foram analisadas as informações sobre a quantidade de votos inválidos nos três locais de votação. Durante o primeiro turno, foram registradas longas filas no colégio Presidente Vargas, onde o número de eleitores que não votaram foi alto. No segundo turno não houve muita demora. A quantidade de pessoas que não compareceram caiu. Veja a comparação:

LEIA: Em Santa Margarida, Haddad venceu em nove das 12 seções