No Rio, dois mesários infartam e morrem; Em São Paulo, 10 urnas são destruídas

Foto: Arquivo pessoal

Dois mesários morreram por infarto no Rio de Janeiro durante as eleições desse domingo (28). O primeiro foi João Carlos Félix, de 50 anos, que prestava serviço na Baixada Fluminense, no Roi de Janeiro. Ele teve um ataque cardíaco e morreu no local nesta manhã.

Ao fazer o primeiro balanço do andamento das votações no segundo turno no estado, a diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão, lamentou a morte e se solidarizou com a família dele. “Lamentavelmente aconteceu e eu gostaria de aproveitar a oportunidade para, em nome do TRE do Rio, prestar minha solidariedade à família deste mesário que estava ali em uma missão nobre e de cidadania”. A seção em que ocorreu o óbito foi deslocada para outra sala e a votação continuou normalmente e sem nenhum processo de descontinuidade.

A segunda morte foi no Tijuca Tênis Clube, na zona norte do Rio, onde Andreia Cristina Duarte Gouveia passou mal e foi socorrida pela unidade de pronto atendimento do bairro. Ela era mesária da Seção 140, tinha 51 anos e sofreu um infarto. A informação foi confirmada pouco antes das 15h também pela diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Adriana Brandão.

Urnas danificadas

Em um ato de vandalismo, foram danificadas 10 das 15 urnas colocadas na Escola Estadual Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, em Sorocaba, no interior paulista. Os equipamentos foram trocados antes do início da votação.

A suspeita é que o local tenha sido invadido na madrugada, e o caso está sob investigação policial. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a ação foi descoberta pelos mesários que perceberam os cabos dos equipamentos cortados.

Apesar dos estragos, como garantiu o TRE, o ato não causará prejuízos no sistema de votação, pois houve a substituição dos equipamentos.

*Matéria atualizada às 17h20