Fórum Eleitoral informa como serão as votações em Bela Vista

Foto: Pedro Gianvecchio/Google Maps

Com a proximidade das eleições que acontecem neste domingo (7), das 8h às 17h, em todo o país, o Telégrafo fez um levantamento com principais informações que podem ajudar alguns dos 12.114 eleitores que vão votar em Bela Vista do Paraíso. As informações locais são do Chefe de Cartório Eleitoral da 77ª Zona Eleitoral, Pedro Gianvecchio. Confira abaixo. Ainda ficou com dúvida ou gostaria de ter outras informações? Envie pelo Facebook (clicando aqui) ou pelo Whatsapp (9 8851-7034).

Quais os locais de votação e onde ficam as seções?

  • COLÉGIO ESTADUAL BRASÍLIO DE ARAÚJO
    Seções 22, 23, 24, 25 ,26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 63, 66.
  • POLO PRESENCIAL FREDERICO OSAKU LEITE
    Seções 43, 44, 45, 46, 47, 53, 59.
  • COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
    Seções 48, 49, 50, 51, 52, 57, 62, 65, 67, 69, 70, 71.

Quais os documentos necessários?

O eleitor deve levar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Também é possível baixar o aplicativo e-Título, disponível na Apple Store e Play Store. Ele substitui o documento oficial em cidades que fizeram o cadastramento biométrico, como é o caso de Bela Vista. Após o download, para validá-lo, é necessário inserir o número do título eleitoral, nome do eleitor, nome da mãe e do pai e a data de nascimento.

O aplicativo também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral, com a emissão imediata das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Haverá transporte gratuito?

Serão disponibilizados dois micro-ônibus, identificados pela placa “À serviço da Justiça Eleitoral”. Eles farão o trajeto partindo da rua Brasílio de Araújo (atrás da Igreja Matriz), avenida Bela Vista, avenida Indianópolis, passando pelos bairros Rosa Luppi, Santa Terezinha, Conjuntos Habitacionais, Vila rual até Santa Mergarida, no posto da Defesa civil.

Já o ônibus fará o seguinte trajeto: partindo da rua Brasílio de Araújo (atrás da Igreja Matriz), avenida Independência, avenida Bela Vista, avenida Indianópolis, passando pelo jardim Bela Vista até Santa Margarida, no posto da Defesa Civil.

Qual será a sequência de votação?

A sequência será a seguinte: Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador (primeira vaga), Senador (segunda vaga), Governador, e Presidente. Neste ano os eleitores devem votar em dois candidatos diferentes para a vaga de Senador. A ordem da votação não influencia no resultado.

Posso levar uma “colinha” no celular?

Não. Não é permitido entrar com celulares na cabine de votação. Portanto, também não é permitido tirar fotos e realizar gravações neste local. A Justiça Eleitoral sugere que o eleitor imprima uma “colinha”, como esta ao lado, para levar até à urna.

Qual o horário mais aconselhado?

O Fórum eleitoral aconselha que os eleitores votem no período da manhã.

Como é o procedimento com a biometria?

O eleitor deve apresentar seu documento de identificação com foto à mesa receptora de votos, o qual poderá ser examinado pelos fiscais dos partidos políticos e das coligações. O mesário digitará o número do título de eleitor. Aceito o número do título pelo sistema, o mesário solicitará ao eleitor que posicione o dedo polegar ou o indicador sobre o sensor biométrico, para identificação. Havendo a identificação do eleitor pela biometria, o mesário o autorizará a votar, dispensando a assinatura do eleitor no Caderno de Votação.

E se minha identificação biométrica não puder ser feita?

O procedimento de identificação biométrica poderá ser repetido por até quatro vezes para cada tentativa de habilitação do eleitor. Não havendo a identificação do eleitor após a última tentativa, o presidente da mesa deverá conferir se o número do título do eleitor digitado no terminal do mesário corresponde à identificação do eleitor. Se confirmada, ele indagará ao eleitor o ano do seu nascimento e o informará no terminal do mesário. Se estas informações forem coincidentes, o eleitor estará habilitado a votar. Nesse caso, o Caderno de Votação deve ser assinado.

Eu não fiz o recadastramento biométrico. Posso votar?

Não. Quem não fez o recadastramento obrigatório teve o seu título de eleitor cancelado e pode procurar a Justiça Eleitoral após as eleições para regularizar seu cadastro.

Como anular ou votar em branco?

As eleições são importantes porque definem os responsáveis pelo país. Aconselha-se que o eleitor escolha um candidato que o represente. No entanto, anular ou votar em branco também é um direito. Para anular, basta completar a sequência com números zeros e confirmar. Para votar em branco, basta apertar a tecla “BRANCO” e confirmar.

Posso manifestar minha intenção de voto?

Sim, desde que seja de maneira silenciosa. É permitido usar broches, adesivos e até camisetas do seu candidato. Porém, não é permitido aglomerações de pessoas com esses adereços partidários, bem como pedir voto para o seu candidato.

Como denunciar crimes eleitorais?

É possível denunciar boca de urna e propaganda eleitoral, que são proibidas no dia da votação. As denúncias deverão vir acompanhadas de provas ou indícios da irregularidade. Não são admitidas denúncias realizadas por telefone. No entanto, é possível usar o celular para esta finalidade. Basta fazer o download do aplicativo Pardal.

*matéria atualizada às 9h34 para corrigir o número de eleitores em Bela Vista.