Haddad diz que não dará indulto a Lula

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, comentou nesta terça-feira (18) a declaração do governador da Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), que afirmou Haddad daria indulto ao ex-presidente Lula caso vença as eleições.

“A resposta é não. Não ao indulto”, disse Fernando Haddad em sabatina realizada pela rádio CBN e pelo portal G1, após ser questionado diversas vezes pelos entrevistadores.

“Pimentel está concorrendo ao governo de Minas. Espero que seja eleito, mas ele não tem a prerrogativa de dar indulto ou não. Nem antes nem depois [da declaração], nunca conversei sobre isso a não ser com o presidente Lula, provocado pela imprensa”, acrescentou o presidenciável.

De acordo com Haddad, “Lula não vai abrir mão da defesa de sua inocência. É o primeiro a dizer ‘não quero favor, quero que os tribunais brasileiros e fóruns internacionais reconheçam que fui vítima de um erro judicial’”, afirmou o candidato do PT.

A assunto sobre a possibilidade de um indulto de Haddad a Lula veio à tona no último fim de semana com a declaração do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que disse que o indulto ao ex-presidente Lula seria certo, em caso de uma vitória do petista nas eleições presidenciais.

“Vamos eleger Haddad presidente da República, e eu tenho certeza que, eleito, o Haddad irá assinar no seu primeiro dia de governo um indulto para o presidente Lula, irá tirá-lo desta prisão injusta e arbitrária”, disse o governador.