Após críticas de vereador, servidores aposentados comparecem em massa na Câmara

Acostumada a realizar sessões quase sem “plateia”, a Câmara Municipal de Bela Vista do Paraíso teve muitas cadeiras ocupadas na sessão desta terça-feira (12). Vários servidores municipais aposentados e ativos foram até o Legislativo em reação a um vídeo publicado no sábado (9) pelo vereador João do Mármore (PSC), no qual teria insinuado que os aposentados da Previbel (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Bela Vista do Paraíso) são ‘uma parte ruim’.

No fim de semana, os servidores se sentiram ofendidos e expressaram indignação nos comentários da publicação do vídeo no Facebook. Em uma parte, o vereador teria dito que o instituto de previdência é o problema do município, e que a prefeitura ‘coloca um dinheiro bom em um lugar ruim’.

“Eles se sentiram ofendidos, porque tem servidores aí que trabalharam 35, 38 anos. É uma vida toda trabalhando”, afirmou o diretor-presidente da Previbel, Nilton Marques de Oliveira Filho. “Ele colocou alguns pontos lá [no vídeo] que eu não entendi bem de onde ele tirou e como ele tirou”, acrescentou Nilton.

Depois da repercussão, o vereador publicou uma mensagem dizendo que houve má interpretação e que a crítica não era direcionada aos servidores. Agora, tanto o vídeo quanto a explicação foram apagadas da rede social. O TELÉGRAFO tentou entrar em contato com o vereador, mas ele não respondeu. Caso haja resposta, ela será incluída.

ATUALIZAÇÃO
Em novo vídeo, vereador pede desculpas por críticas aos servidores aposentados

A SESSÃO

A intenção era cobrar explicações do vereador, mas os servidores não conseguiram. Pouco antes da sessão, João do Mármore ligou na Câmara avisando que não poderia ir à reunião porque acompanharia a sua mulher em um atendimento médico. Ele também apresentou ofício informando que não estará na sessão de terça-feira (19), por motivos pessoais.

Alguns vereadores falaram sobre o tema e manifestaram apoio aos servidores. “Espero que ele tenha sido infeliz na fala dele. Eu, como presidente dessa Casa, me sinto envergonhado em nome de todos os vereadores. Vocês trabalharam, pagaram para hoje estarem recebendo a aposentadoria”, disse Fernando Menck (SD) para os presentes. “O mínimo é a gente pedir perdão para vocês”, acrescentou.

“Eu espero que ele teve a infelicidade de ter colocado errado, porque se realmente for o pensamento dele, ele não merece ser vereador”, disse Jean Palú (MDB).

De acordo com o diretor-presidente da Previbel, ficou combinado que os vereadores participariam de uma reunião com os aposentados e a direção do instituto. Nesta quarta-feira (13), João do Mármore esteve na Previbel e afirmou que publicaria novo vídeo esclarecendo a questão. Ele também afirmou que vai participar da reunião entre os vereadores e os servidores.

HISTÓRICO

Não é a primeira vez que o vereador causa revolta com suas palavras. Ainda nesse ano, ele viu o gasto anual da Defesa Civil e afirmou que era mensal. Com esta informação errada, ele disse que o gasto era alto e que os funcionários não faziam nada. Sem se referir diretamente ao vereador, alguns bombeiros comunitários publicaram números mostrando a quantidade de ocorrências atendidas.

Outro vídeo de João do Mármore, publicado há alguns dias, trazia críticas duras aos colegas que não aprovaram o seu projeto de orçamento impositivo. O texto permitiria que os vereadores tivessem controle de parte do orçamento da prefeitura, podendo determinar onde o executivo deveria gastar o dinheiro.

Na sessão desta terça, os legisladores queriam rebater o que foi dito no vídeo, mas resolveram não fazer muitas críticas ao vereador. “Não acho justo debater hoje, sem ele estar presente pra ter o direito de defesa”, afirmou Fernando Menck.