Vereadores mirins fazem propostas para melhorias na cidade

A Câmara Mirim realizou, na quinta-feira (7), mais uma sessão ordinária. Na ocasião, os vereadores mirins apresentaram propostas para serem encaminhadas aos vereadores, com ideias de melhorias para a cidade. O projeto Câmara Mirim busca estimular a participação dos jovens na vida pública, por meio do exercício da cidadania.

Neste ano, os vereadores mirins são:

  1. Mikaelly Pires Afonso Oliveira (Presidente)
  2. Leticia Pavan (Vice-presidente)
  3. Geovane Eloy Origuela Melo (1º Secretário)
  4. Elias Julião da Silva Neto
  5. Cristiano Silva de Lima
  6. Igor de Souza Soares
  7. Isabely Vitória Dias Alves
  8. João Vitor Pereira de Oliveira
  9. Vitor Augusto da Silva Lima

O PROJETO

A Câmara Mirim foi implementada pela primeira vez em 2007 e era voltada aos alunos do 7° e 8° ano do ensino fundamental. No ano passado, o projeto foi revivido pelo professor Robson Gomes e o presidente da Câmara Municipal, Rondinele Meira (Pros) através de uma nova resolução do legislativo, dessa vez, para alunos do 1° e 2° ano do ensino médio. Os estudantes foram indicados pelos colégios para participarem do projeto.

Elias Neto, Isabely Alves, Geovane Melo, Leticia Pavan, Mikaelly Oliveira, Igor Soares e o professor Robson Gomes.

Os vereadores mirins se encontram mensalmente. Antes de começarem as apresentações de propostas, eles receberam formação sobre política, ética, cidadania, administração pública, leis (municipais, estaduais e federais), assim como sobre encaminhamentos legais e os trâmites do legislativo.

Para os estudantes que participam, o projeto foi importante para conscientiza-los e ajuda-los a entender mais sobre política e o papel dos cidadãos. “Eu adorei fazer parte do projeto porque é algo muito diferente, poder participar da vida política, saber como funciona. A gente vê os problemas que acontecem na nossa cidade, mas nunca sabe para quem reclamar, então ter a oportunidade de fazer essas propostas é algo muito valioso”, afirmou Elias Neto.

PROPOSTAS

Veja quais foram as propostas dos vereadores mirins:

Mikaelly Pires Afonso Oliveira:
Enviar “Moção de Aplausos” para o colégio Estadual Brasílio de Araújo, em nome de jovens do movimento “Em Prol da Natureza”, que se reuniram para recolher lixo no Bosque Municipal.

Letícia Pavan:
Realização de uma passeata para a conscientização sobre a importância do respeito no transito e direção defensiva.

Geovane Eloy Origuela Melo:
Construir parceria entre os órgãos públicos e a Associação Comercial de Bela Vista (ACEB) para participar de um projeto pela manutenção da limpeza da cidade, disponibilizando lixeiras em frente aos seus estabelecimentos.

Elias Julião da Silva Neto:
Destinar um vigia para ficar na praça Carmelia Dutra (Distrito de Santa Margarida), com o objetivo de diminuir a insegurança e proteger o patrimônio público, já que ao redor ficam o CRAS, Posto de Saúde, colégio Presidente Vargas e a Mini Rodoviária.

Cristiano Silva de Lima:
Promover um campeonato de atletismo (corrida) para estímulo a atividade física, gerando estímulo para a participação através de premiações que poderiam ser patrocinadas pelas instituições de condicionamento físico (academias), profissionais autônimos de nutrição ou fisioterapeutas e outras instituições que poderiam se beneficiar da visibilidade. O campeonato poderia ser realizado no início da primavera devido ao clima, podendo ser aproveitado o feriado da Proclamação da República em 15 de novembro

Igor de Souza Soares:
Instalar um quebra-molas na rua Maria Tomazeli, na esquina do Pit Stop Alimentos, pois o tráfego naquela região é muito intenso, possíveis acidentes poderão ser evitados, trazendo mais segurança a população.

Isabely Vitória Dias Alves:
Instalar sinalização (placa de trânsito) na Avenida Indianápolis no Distrito de Santa Margarida, em frente ao posto da Defesa Civil, para alertar aos condutores de veículos que naquela área ocorre a passagem de muitas crianças ao saírem das escolas, prevenindo acidentes.

João Vitor Pereira de Oliveira:
Aproximar os vereadores do segmento jovem da sociedade criando um cronograma de visitações nas escolas para dialogar, compreender os anseios e explicar as limitações.

Vitor Augusto da Silva Lima:
Organizar um campeonato de futebol interescolar para aproximar os jovens das diversas escolas de nosso município, que devido ao sentimento de pertencimento a tais instituições, acabam criando um visão preconceituosa e de aversão aos que pertencem a outra instituição.