UBS Orlando do Rio é alvo de furto e vandalismo; veja fotos

orlando do rio vandalizada Foto: Divulgação

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Orlando do Rio, em Bela Vista do Paraíso, foi invadida e furtada na noite desta terça para quarta-feira (26). Apenas a CPU de um computador da recepção foi furtada, mas salas foram vandalizadas. Uma delas ficou coberta com pó de extintor e tinta de impressora. A ação criminosa afetou o atendimento à população.

A invasão aconteceu por uma janela do Expurgo, local onde são lavados os materiais. Na sala próxima, onde houve o vandalismo, a bagunça foi enorme. Cadeiras, mesas, computadores e outros objetos ficaram cobertos pelo pó. Além das manchas de tinta, rabiscos e inscrições foram feitas na parede, com siglas alusivas a uma facção criminosa.

Por causa da ação, o atendimento foi interrompido para que a equipe da unidade fizesse a limpeza, e para que os policiais investigassem o local. Apenas pacientes que já estavam agendados foram atendidos. O furto poderá trazer consequências maiores, já que o cadastro dos pacientes estava todo naquela máquina. São mais de 10 mil fichas que, se perdidas, demandariam um grande trabalho de recadastramento.

A UBS Orlando do Rio passa por uma reforma. Nesta terça-feira (25) de carnaval, os trabalhadores aproveitaram que a unidade estava fechada e colocaram pisos. De acordo com o departamento, a recepção estava sendo reformada. O próximo passo seria o reforço da segurança, com instalação de câmeras de monitoramento e cerca elétrica.

O Departamento de Saúde registrou boletim de ocorrência e o crime será investigado pela Polícia Civil.

OUTROS CASOS

Na semana passada, o Departamento de Assistência Social reforçou a segurança de três unidades depois que o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) foi invadido e furtado em Santa Margarida. Pelo menos uma televisão da sala de espera foi levada. A invasão aconteceu por um pequeno vão de uma janela.

Por causa disso, também a sede do departamento e a unidade do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ambas no centro, aumentaram a segurança. Foram instaladas câmeras, alarmes e outros equipamentos. As grades das janelas também foram reforçadas.

O próximo passo, segundo a Assistência, é melhorar a segurança da Vaca Mecânica, que fica ao lado do CRAS. No ano passado, o local foi furtado pelo menos três vezes. Em uma delas, um motor foi levado e a produção do leite de soja, distribuído gratuitamente, foi paralisada.